Relações Humanas


Natalia Ginzburg - foto retirada daqui.

Queridas Senhoras,

penso que a minha febre em ler diários, confissões, crónicas íntimas, textos autobiográficos e outros semelhantes tem a ver com a vontade de ler coisas verdadeiras. E julgo que isso se tem acentuado desde que somos confrontados a todo o momento com imensos textos, opiniões, partilhas de toda a ordem, sobre tudo. Gera-se então uma urgência em ler coisas verdadeiras. Porque a verdade está bastante ausente do nosso quotidiano, não podemos sair por aí a ter conversas verdadeiras, o mais das vezes embarcamos em conversas banais. E está certo assim, isto tem de se levar com cuidado. You can't handle the truth!, já bradava o outro. Foi isso que me levou a devorar os diários da Ivone Mendes da Silva e a escolhê-los como tema para o trabalho final de Arte e Ensaio. Fui reler o texto para ver o que escrevi sobre «verdade» e, embora não tenha sido obsessiva (estranho), está lá a referência à verdade na qual podemos reconhecer-nos.

Isto para dizer que já li As Pequenas Virtudes, da Natalia Ginzburg. Atentem só neste excerto:

Somos agora tão adultos, que os nossos filhos adolescentes começam já a olhar-nos com olhos de pedra: sofremos com isso, mas sabendo bem o que é esse olhar: mas recordando bem que tivemos um olhar idêntico. Sofremos com isso e lamentamo-nos, murmuramos perguntas receosas, mas sabemos agora muito bem como se desenrola o longo encadeamento das relações humanas, a sua parábola necessária, todo o longo caminho que nos cabe percorrer para chegarmos a ter um pouco de misericórdia. (p.127)

Este fragmento pertence ao ensaio intitulado «Relações Humanas», que é uma viagem pela nossa vida, desde a infância à maturidade. Não sei dizer o quanto este texto me tocou e como senti verdade em todas as palavras.

Com assombro, damo-nos agora conta de que em adultos não perdemos a nossa antiga timidez diante do próximo: a vida em nada nos ajudou a libertarmo-nos da timidez. Somos ainda tímidos. Só que isso não nos importa: parece-nos que conquistámos o direito de ser tímidos: somos tímidos sem timidez. audaciosamente tímidos. (p. 126)

Além da leitura, tenho cumprido todos os meus rituais favoritos. Descobri uma nova receita: ovo cozido enrolado numa fatia de fiambre de peru, com um  esguicho de maionese.

Hoje quase não havia gente a passear os cães, as ruas estavam ameaçadoramente desertas. A segurança vinha da luz de algumas esplanadas com dois ou três clientes.

Fiquem bem.

Céu

Comentários

  1. Já leste os diários da Deborah Levy? Eras capaz de gostar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: