A professora de piano

transferir

Queridas Senhoras,

quando eu era pequena frequentei um externato só para meninas. Fui para essa escola por uma questão de conveniência, porque ficava na rua dos meus avós e assim a rotina diária tornava-se mais prática.

Já aqui escrevi sobre essa escola, o Externato Rainha Santa Isabel, da qual consigo ter hoje recordações suaves, sobretudo porque já não existe. No entanto… não me lembro de ser muito feliz por lá. Eu era tímida, aquilo era só raparigas, tenho memórias difusas de serem más para mim. Ou eu má para elas.

Mas o pior de tudo era a professora de música. Sim, era um externato só para meninas com música e francês (que fino!). É claro que eu tinha mais jeito para verbos do que para a pauta por isso gostava da mademoiselle, a professora de francês (cada vez me está a parecer mais estranho este meu início escolar tão aristocrata; o que vale é que logo a seguir “caí no mundo” na preparatória Roque Gameiro e no Liceu da Amadora).

Da professora de música apenas recordo a figura alta, imponente (na minha imaginação é assim mas na verdade gostaria de saber se não seria afinal uma senhora baixinha…), com o cabelo armado, saia comprida travada, camisa e casaco de malha, colar de pérolas. Estarei a exagerar? Não terei construído esta imagem a posteriori com a ajuda da ficção, em que as professoras de piano são retratadas ora como meigas e serenas ou, as mais das vezes, como personagens ríspidas e severas?

Não sei. O que sei, porque nunca esqueci, é a frase que ela me disse uma vez, que feriu bastante a minha auto-estima e abalou as minhas inseguranças.

“Se a menina não sabe isto, não está aqui a fazer nada!”

“Isto” seria qualquer coisa escrita na pauta que eu não sabia interpretar. Lembro-me de bloquear por completo essas aprendizagens, como se me fechasse mais cada que vez que não percebia.

O que desejo para este regresso às aulas, apesar de toda a instabilidade na vida dos professores e das famílias, é que a escola consiga ser um lugar de segurança e felicidade. Sem traumas!

Beijinhos a todas, bom fim-de-semana.

Céu

Comentários

  1. sandra martins14/09/13, 23:10

    Não Céu era mesmo assim..... era tudo frio e distante..... mas eu fui lá feliz...... e na sexta-feira por um lindo acaso da vida reencontrei a minha melhor amiga da primária (ela é que me reconheceu) e agora vou ser a professora da filha da minha amiga Sónia..... e não ... não ..... na minha sala vai se aprender a acreditar que tudo é possivel.... a voar nos sonhos....

    sandra martins

    Nota: mas por vezes sinto saudades da menina que andou no Rainha Santa era tão feliz e não sabia......

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra, muito obrigada pela partilha. E um óptimo regresso às aulas, que seja um ano cheio de sonhos possíveis. Um beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: