Mente sã em pernas rijas

1507-1

 

Queridas Senhoras,

um dos livros que li nas férias foi Correr (Não) é para Meninas de Alexandra Heminsley. Agora que o fim das férias se aproxima e o restabelecer das rotinas se vai impondo pouco a pouco, está na hora de recuperarmos, ou iniciarmos de vez, os bons hábitos desportivos.

Este livro, além de ser uma leitura bastante divertida, pode ajudar a dar o empurrãozinho que falta. É agradável de ler e útil em todos os casos: quem quer começar a correr, quem já corre, quem deseja evoluir e saber mais.

Há aspectos com os quais me identifiquei, outros nem por isso, outros que me fizeram rir de tão distantes que estão das minhas preocupações (como por exemplo, que maquilhagem usar para correr a maratona… juro!).

Como sempre nestas histórias de “eu-era-uma-anafada-que-não-fazia-nenhum-então-comecei-a-correr-e-agora-corro-maratonas”, o mais inspirador é sempre o exemplo. De esforço, de disciplina, de conquista, de superação. Claro que não estamos só a falar de correr. A corrida depressa se torna uma metáfora para uma série de coisas.

O livro fala de tudo isso mas também de questões muito práticas como a compra dos ténis e do soutien certos, que roupa usar, as músicas, os percursos, as provas. Cada uma de nós poderá relacionar-se com as diferentes histórias, sentimentos, expectativas que ela descreve. Por exemplo, ela diz que da primeira vez que saiu para correr esteve uma hora e meia em casa a escolher as músicas. Não me identifico com isto, corro sem música, mas fez-me sorrir.

Por outro lado, senti-me um pouco “espicaçada” porque em dois anos e meio de corrida não evolui muito. Isto é, corro praticamente o mesmo que corria de início. Com maior facilidade, sem dúvida, com maior segurança e auto-confiança mas sem grande ímpeto de alcançar outras metas. A leitura do livro alertou-me para não deixar passar a próxima meia-maratona. Esse desafio tenho mesmo de cumprir.

Se estão à procura de inspiração e motivação para arrancar, leiam a história de Alexandra, filha de maratonista que se achava incapaz de correr 5 km. Uma mulher de trintas e tais cada vez mais habituada ao computador, ao sofá, à cerveja no pub e às jantaradas com os amigos. Que foi capaz de quebrar hábitos de anos e ir à sua meninice recuperar as ganas de correr. É que parece que fomos mesmo feitos para isso. Isso é natural. Estar horas à frente do computador e da TV é que não.

"O segredo que todos os corredores guardam é que correm não pelo corpo, mas pela mente. Podemos cansar-nos de umas pernas esguias mas nunca nos cansamos de uma mente limpa."

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários

  1. E este, emprestas?

    ResponderEliminar
  2. Sim! Podes contar com este na próxima remessa. Está emprestado agora mas depois é teu.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: