Como está a correr a escola?



Queridas Senhoras,

tinha pensado fazer um balanço ao fim de um mês de aulas e reparo que já lá vão quase dois. Habituei-me tão bem à escola como se nunca tivesse de lá saído. O tempo para organizar ideias e escrever escasseia porque todo o meu tempo é ocupado a organizar ideias e a escrever. Como exercício e por prazer, tenho feito os posts “hoje na escola”, publicados apenas na página de Facebook, onde procuro sublinhar um aspecto de cada aula, o mais interessante ou curioso, uma ideia, conceito, objecto, que faz especial ressonância.

Digo que me habituei depressa porque sinto que me moldei com facilidade ao modelo e ao ritmo das aulas. Leitura de textos, análise, discussão, desenvolvimento de pequenos trabalhos práticos. Alguns desses trabalhos são coisas que eu já fazia, em especial aqui no blogue, embora de forma menos estruturada ou pensada. Recensões de livros, resumos de lançamentos, sessões literárias, debates, conferências. Sínteses e sinopses de toda a espécie, exercícios à volta do livro e do mundo editorial.
Já frequentava com gosto todo o tipo de eventos literários, agora faço o mesmo mas com um olhar mais apurado e atento, tentando relacionar ideias e conceitos.

O próximo grande desafio é a primeira apresentação oral de um trabalho (no dia 28 de Novembro), o que me tem causado algumas ansiedades e pesadelos benignos. Nada de mais. Como sempre, correr ajuda. Ao longo do percurso, vou desfiando mentalmente a minha apresentação que, ao ritmo da passada, é razoavelmente fluida. Veremos como será quando estiver parada a enfrentar vinte e tal pares de olhos.

Entretanto, não é verdade que tenha sido obrigada a desistir completamente das séries. Quando sinto que trabalhei bem, como uma boa menina, recompenso-me com um episódio de This is Us.

Beijinhos a todas!

Céu

Comentários