A porca e a ratazana - crónica de uma quarentena na Amadora

Foto: Direcção Geral do Património Cultural (www.patrimoniocultural.gov.pt)

Queridas Senhoras,

«Se não estiveres disposto a conhecer-te melhor, a tua escrita não passará de um engano.»

Esta máxima de Wittgenstein foi o mote para o curso de Arte da Crónica com o escritor e argumentista Rui Cardoso Martins. Ao longo das semanas, entre Fevereiro e Maio, fui partilhando na página de Facebook do blogue as minhas impressões sobre as aulas. Foi uma experiência tremenda e uma grande terapia na quarentena. Escrevi sete crónicas. Gostaria de partilhar aqui a que me deu mais gozo escrever. Porque consegui fugir ao tom demasiado melancólico das outras, o registo para onde resvalo quase sempre, e porque conta uma história verdadeira e divertida (acho) desta quarentena. Espero que gostem!

​​​​​​​A porca e a ratazana

Animais que não é hábito ver na cidade, dizem vocês? Epifanias de elegância e agilidade que suscitam belas metáforas sobre o significado de tudo isto? Por aqui tivemos uma porca a chafurdar na ribeira de Carenque. É o que há, lamento. Vida de subúrbio.

Desde que entrei em quarentena, passo diariamente na ponte sobre a ribeira que separa a Amadora de Queluz, faz parte do meu trajecto de corrida. Comecei a reparar que as pessoas se juntavam ali e claramente não seria para apreciar o curso de águas cristalinas.

Fui ver. Era uma porca.

Parece que a bicha se escapou de uma quinta lá para cima, ao pé do cemitério, e veio por aí abaixo. Desde então, vive por ali, há quem vá lá despejar comida. Já tentaram apanhá-la, chamaram diversas entidades competentes, mas sem sucesso.

A porca come, dorme, brinca. Aparenta ser jovem. Não percebo nadas de porcos, apenas me parece que tem um ar jovial, brincalhão. Todos os dias os mirones picam o ponto. Eu nunca falho. Em circunstâncias normais seriam as crianças da escola a visitar quintas pedagógicas para ver e brincar com os animais da quinta. Mas as crianças estão em casa, e os adultos em layoff ou no desemprego têm tempo, e espírito, para se enternecer com uma porca que se escapuliu para uma ribeira imunda. Muitas vezes, junto à porca, anda a ratazana, grande como um coelho. Tem-se regalado com o serviço de entrega de refeições ao domicílio, prestado pelos “populares”, como diria a Cmtv. Como seria esta ocorrência noticiada por tão elevado órgão de comunicação?

«Porca em fuga. Populares dão guarida ao animal.»

Cheguei a convidar a minha filha para ir ver a porca. Compreendam, os cinemas e teatros ainda estão fechados, não temos assim tantas distracções. Logo por azar, nesse dia o animal tinha-se ausentado. Mas na curva, adiante da ponte, estavam vários habitués da ribeira, a quem nos dirigimos. Eu, desejosa de agradar à minha filha, queria pelo menos que eles atestassem a veracidade da história.

— Ainda agora aqui esteve, mas abalou por aí fora.

— Ui, isso agora, já deve estar pra’ Carenque.

Risota geral e missão cumprida. Não avistámos a porca, mas a minha filha percebeu que o caso é verídico e sério, mobilizando a atenção de dezenas de transeuntes. Até parece que esta gente não tem mais que fazer.

Ainda lhe disse, olha não está cá a porca, mas queres ver a ratazana? Claro. Lá estava ela, gorda, cinzenta e asquerosa. O passeio foi um sucesso, isto é, um nojo.

Arte da Crónica, Maio de 2020

Comentários