Os olhos azuis da ministra

Borgen

Queridas Senhoras,

não sei se têm acompanhado, ou se já passaram os olhos, pela nova série de origem dinamarquesa que a RTP2 está a transmitir desde o início do ano. Passa diariamente, de segunda a sexta, às 22h15. Chama-se Borgen (designação do parlamento dinamarquês) e acompanha a vida profissional e pessoal da primeira-ministra da Dinamarca, Birgitte Nyborg.

Não vi todos os episódios nem sabia nada sobre a série (aclamada pela crítica e pelo público, vencedora de vários prémios). Mas assim que lá calhei, fiquei. Os olhos azuis da ministra prendem-nos à primeira cena. É irresistível acompanhar aquela mulher ainda jovem, bonita, com um olhar de menina, enquanto se move pelos meandros da política doméstica e internacional e, ao mesmo tempo, lida com os dramas familiares de um marido e dois filhos.

De dia, Birgitte tem de decidir sobre a retirada ou não das tropas dinamarquesas do Afeganistão. À noite, tem de cozinhar um jantar caseiro para a filha adolescente que reclama da falta de mimos da mãe mas depois não se dá ao trabalho de aparecer para jantar. Enquanto isso, o marido, que ala ama e que a ama de volta, quer o divórcio. Não resistiu às pressões do cargo da mulher.

Junto a Birgitte Nyborg está sempre o spin doctor Kasper Juul que lhe ajeita o tom e o conteúdo dos discursos e a cor da camisa para se dirigir aos jornalistas. A imprensa é outra peça fundamental neste jogo de intriga política e familiar. Temos os editores sem escrúpulos, os jornalistas com ideais e os diferentes ângulos de uma história.

Os episódios são curtos (30 minutos) e fechados, tanto quanto pude perceber. Cada um apresenta um caso, um conflito, que não fica em suspenso, é resolvido no próprio dia. Para além de muito aliciante, esta fórmula permite pegar na série em qualquer altura. Para uma análise mais política podem ler esta opinião.

Birgitte Nyborg entra directamente para a minha galeria de personagens femininas do momento, onde figuram Alicia Forrick (The Good Wife) e Annalise Keating (Como defender um assassino). Três mulheres fortes, debatendo-se com os problemas de uma vida profissional exigente que se cruza permanentemente com as emoções de uma vida pessoal muitas vezes posta em causa.

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários

  1. [...] de Borgen, de que falámos aqui, as noites de segunda a sexta no canal dois continuam animadas. Presentemente passa a série [...]

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: