Redondamente curiosa

1507-1

Queridas Senhoras,

estou aqui em pulgas*. Quero lembrar-me de determinadas frases e expressões mas não me ocorre nada. Eu explico: pus-me a ler o livro de crónicas Caviar é uma ova do brasileiro Gregorio Duvivier, esse cara, o do Porta dos Fundos. (Aproveito para comentar que acho o nosso RAP bastante melhor: mais culto, mais certeiro, mais consistente, com um domínio da língua superior, a raiar a genialidade).

Mas as crónicas do GD também são porreiras, viciantes até. Leio uma a seguir a outra na expectativa de descobrir pequenas pérolas. Opa. Cliquem aqui e façam scroll down até ao texto Abraço caudaloso. Fiquei vidrada nessa crónica. O negócio é o seguinte: encontrar palavras que praticamente só têm uma utilização, andam sempre a par com outra. Exemplos: erro crasso, árvore frondosa, perdidamente apaixonado, rio caudaloso. Como GD fala, esta é uma relação aberta. Mas só para um dos lados. Erro anda com muitas outras palavras mas crasso é fiel.

O jogo proposto é dar mais liberdade a essas palavras que não têm olhos para nenhuma outra. Daí o abraço caudaloso, o perdidamente inseparáveis, o encontro frondoso.

No outro dia a Marta partilhava no facebook que o filho estava feliz da vida porque tinha usado a palavra ‘praticamente’ pela primeira vez. E com propriedade, claro, uma excelente aplicação do termo como, aliás, seria de esperar. Será que o jovem linguista não pode ajudar na questão em apreço*?

Quero encontrar outros exemplos como os acima citados, sei que existem e tenho-os algures na cabeça mas ando às cegas* e não tenho sequer pistas de pesquisa. Consegui desencantar apenas este exemplo: redondamente enganado.

E mais??

Obrigada!

Beijinhos a todas,

Céu

*estar em pulgas, andar às cegas ou questão em apreço acho que não valem… Quero bons exemplos, não há cá batotas!

Comentários

Enviar um comentário

Conversem connosco: