As sugestões de... João Nuno Silva

As sugestões de João Nuno Silva*

Música

Na música sugiro três discos, são dois novos talentos, um valor não tão recente, e todos contam com a presença de mulheres talentosas.

A Garota Não e o seu disco de estreia Rua das Marimbas nº 7, editado no final de 2019, que só entrou em minha casa, já após o confinamento, mas só para terem uma ideia, assim que o pus no leitor de CD, ouvi-o quatro vezes seguidas. 

A Cátia Mazari Oliveira é a responsável pelas canções que ganham um brilho especial com a produção do Sérgio Mendes. Para ilustrar o talento dela, gosto de dizer que é uma espécie de Zeca Afonso feminino, isto sem qualquer tipo de exagero, oiçam e digam-me o que pensam.

Lobo MauNa Casa Dele

O disco é já de 2020 e é um dos mais maravilhosos do ano. Na sua formação conta com o Gonçalo Ferreira e David Jacinto (ambos ex- TV Rural e o David também dos Noves Fora Nada, outro novo projecto - que vai dar que falar - a nascer aos “poucochinhos”) e a Lília Esteves, dona de uma lindíssima voz que encanta desde a primeira audição.

Big Thief Two Hands

Cada vez que ia ver um concerto ao Avenida Café-Concerto (que recomendo visita) em Aveiro, o técnico de som, em género de warm-up, passava sempre um ou outro tema que me entrava pelo ouvido e chegava ao coração, imediatamente lhe ia perguntar o que era. 

Ele, simpaticamente, respondia: são os Big Thief, e eu, distraidamente, esquecia e no concerto seguinte repetia a questão. Finalmente, à segunda ou terceira vez, apontei o nome e passei a ouvir tudo deles, via Spotify, até que finalmente encontrei e comprei o Two Hands, o segundo disco lançado em 2019, por esta prolífica banda. Editada pela 4AD e dignos herdeiros de outros grandes nomes lançados, noutras décadas, por esta mítica editora. 

Livros

Relativamente a livros, outro dos meus vícios, também não consigo resumir muito bem, pois tenho vários escritores e algumas escritoras que sigo quase religiosamente.

Mas deixo os dois últimos que li quase de rajada:

Epítome de Pecados e Tentações de Mário de Carvalho que é, provavelmente o escritor com mais vocabulário que alguma vez li, em cujas histórias encontramos várias mulheres empoderadas e bem donas de si que chegam a meter medo, tal a força que têm.

Os Vivos e os Outros de José Eduardo Agualusa, que já me fez viajar dezenas de vezes por uma África real e imaginária, ao passado ao presente e ao futuro, e me faz sonhar com uma ida a esse continente, cada vez que o leio.

Por fim, chegamos ao meu escritor preferido que, infelizmente, nos deixou este ano. É o Luís Sepúlveda e dele, para resumir, sugiro simplesmente, todos os livros, pois com ele aprendemos sempre algo que nos faz inclinar para o lado do bem.

Filmes

Indiscutivelmente, recomendo Ordem Moral de Mário Barroso, filme onde brilha Maria de Medeiros, e não só, que conta parte da história de Maria Adelaide Coelho da Cunha, herdeira do Diário de Notícias que se apaixonou por um homem mais novo e chegou a ser internada, por ordem do marido, pelo facto. 

Esta visualização tem de ser complementada com a leitura de Doida Não e Não de Manuela Gonzaga que conta a verdadeira história do que realmente aconteceu e não a versão ficcionada da tela.  

Séries

Também sou consumidor de séries e além de aconselhar todas as não anglo-saxónicas que vão surgindo na RTP2, recomendo, vivamente, todas as temporadas de The West Wing – Os Homens do Presidente, série que mostra, com os defeitos e tudo, o que um presidente dos Estados Unidos devia ser e ajuda a perceber como funciona a política naquele país.

Teatro

Vi no passado sábado, numa sessão do GrETUA, a peça dos Artistas Unidos – Uma Solidão Demasiado Ruidosa – que anda a passear, e bem, pelo país:

- No EmCena, em Santo André, no ESPAM a 13 de Novembro.

- No Auditório António Chainho, em Santiago do Cacém, a 14 de Novembro.

- No Cine-Teatro Garret na Póvoa do Varzim a 9 de Janeiro de 2021.

- No Teatro Estúdio Ildefonso Valério, a 29 e 30 de Janeiro de 2021.

Recomendo também, da mesma companhia, a peça A Coragem da Minha Mãe que vai estar em cartaz no Teatro da Politécnica, em Lisboa, de 18 de Novembro a 19 de Dezembro.

Exposição

De Ivo Canelas – Suspension of Disbelief que vai estar na Galeria Municipal Vieira da Silva, no Parque Adão Barata em Loures de 24 de Outubro de 2020 a 27 de Fevereiro de 2021 e espero poder ir lá ver, pois as que vi no programa Fotobox da RTP3, prometem valer a pena a visita.

Documentário 

A Certeza dos Documentários é o nome que dei a um ciclo de documentários musicais, para amantes de música, que vou apresentando mensalmente no Avenida Café-Concerto em Aveiro.

A 7ª Sessão é dedicada a Uivo, um documentário sobre António Sérgio e vai decorrer dia 21 de Novembro às 10.30h, porque Aveiro é um dos concelhos de risco e porque eu acho que, apesar desta loucura toda que nos apanhou, não nos podemos render sem dar luta.

*João Nuno Silva é o criador do blog A Certeza da Música, que já faz 12 anos de existência em 2021. Organiza concertos e mostras de documentários musicais. Colabora com a Shortcutz Aveiro e faz parte do Núcleo da Região de Aveiro da Associação José Afonso. Tem 48 anos, é melómano, leitor compulsivo, fotógrafo de espectáculos musicais e DJ.

Comentários

Enviar um comentário

Conversem connosco: