As sugestões de... Marta Pessoa

As sugestões de Marta Pessoa*

Ler

Não recomendo um livro, mas um passeio pelas livrarias e alfarrabistas

Em Lisboa, há alfarrabistas de bairro, feiras de velharias onde livros se misturam com bibelots, há uma rua no Chiado que, aos Sábados, se enche de bancadas com livros (Rua Anchieta), há livrarias de portas abertas para a rua que convidam a entrar durante passeios pela cidade. Algumas têm só livros antigos, às vezes raros, outras vezes edições estranhamente esgotadas, muitas vezes livros muitíssimo baratos,  livros em 1ª mão e até as últimas novidades! Nesta última categoria poder-se-á encontrar a reedição em seis volumes da obra completa da Maria Judite de Carvalho (que não poderia deixar de recomendar).

Ir

Uma ida ao Museu do Aljube. O edifício do Aljube (do período islâmico), serviu quase sempre de prisão. Primeiro foi um cárcere eclesiástico, depois uma prisão de mulheres e, já no século XX, uma prisão política (de 1928 até 1965). É hoje um museu com uma exposição permanente dedicada a preservar a memória do combate à ditadura. Um museu que nos mostra como era viver sem liberdade. Nos tempos que correm, a ida ao Museu do Aljube torna-se necessária.

Escutar

Uma sugestão musical para quando se está em casa: Sister Rosetta Tharpe.

Conhecida como a “madrinha do rock and roll”, foi uma pioneira da guitarra eléctrica. Influenciou músicos como Johnny Cash, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley. Estes nomes são sobejamente conhecidos, mas e o de Sister Rosetta Tharpe? Músicas como Up Above My Head, Didn’t It Rain?, Trouble In My Mind são de escuta obrigatória. O resto, é ir descobrindo.

Ver

Cinemateca Portuguesa. Este Novembro está a passar um ciclo chamado Tutto Fellini!. O nome diz tudo. Em Dezembro, a programação será igualmente boa, porque a Cinemateca tem sempre boa programação!

Ouvir

Para quem gosta de cinema e das histórias escondidas do período clássico americano, há um podcast maravilhoso: You Must Remember This da Karina Longworth. Eu ouço-o quando viajo de carro ou faço limpezas. Limpa-se a casa muito melhor acompanhada pela Theda Bara, pela Jayne Mansfield, ou a ouvir as “tricas” da MGM. 

*Marta Pessoa fez o curso de Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema e na Universidade Nova de Lisboa, nas áreas de Realização e Imagem. Desde então tem trabalhado como Realizadora, Directora de Fotografia e Produtora em filmes documentários e de ficção. Donzela Guerreira, o seu filme mais recente, está presentemente em cartaz.

Comentários