Ilhas, crimes e lentidão



Queridas Senhoras,

estou viciada em Shetland.
I’m hooked as well. It’s a damn good yarn, a gripping detective story, on top of the mood, the wildness. The beautiful landscape and all that. I wonder what the tourist board thinks of it. Visit Shetland, for its haunting nature, brooding skies, empty beaches, plentiful recreational drugs. On the downside they (the drugs) may kill you. And if they don’t, someone else almost certainly will. - Sam Walloston, The Guardian

Não sabia nada sobre estas ilhas escocesas antes do passado fim-de-semana. Mas bastou um relance daquela paisagem hostilmente magnífica para perceber que este seria o meu destino nos próximos tempos, uma vez por semana, sem sair do sofá.

Vocês sabem. Nevoeiro, portos piscatórios, mar, desolação e obstinação. Os ingredientes essenciais do meu postal ilustrado preferido.

Em Shetland, escrito (sobretudo) pela premiada Ann Cleeves, que também assina a série Vera, encontramos o detective Jimmy Perez, que se mudara para Glasgow mas decidiu regressar a casa após enviuvar. Com ele vive a filha, ou melhor, a enteada, que é, na verdade, mais sua filha do que do pai biológico. Esse chama-se Duncan, é amigo de Jimmy, também vive nas Shetland e recupera agora um pouco da ligação perdida com a filha, após tê-la abandonado, e à mãe dela, há muitos, muitos anos.

A acompanhar Perez, a jovem detective Alison McIntosh, acabadinha de não casar e frequentemente de ressaca, e o agente-aspirante-a-detective Sandy Wilson, que descobre a avó assassinada a tiro de caçadeira logo no primeiro episódio.

Esta série vem agora juntar-se a Vera, Endeavour, Inspector George Gently e Midsomer Murders no meu leque de preferências. Mas Shetland (tal como Vera) tem a particularidade de passar-se na actualidade. E eu não posso deixar de sentir-me espantada (e esperançada) por verificar que, na era do Facebook, ainda há lugares onde se vive assim. É que ali nada parece seguro, nem o chão nem o céu nem o mar em volta de tudo; mas há tempo suficiente para se ter cuidado com o sítio onde se colocam os pés, passo após passo.

Não percam, no Fox Crime.

Beijinhos,

Marta

Comentários