How do you find a word that means Maria?

Curie-nobel-portrait-2-600

Querida Mariana,

navegamos em marés agitadas (sempre, não te parece?) e falta-nos o pé para pararmos por aqui, por entre as idas e as vindas. Antes que navegues pelo Atlântico afora, espero que consigamos recuperar este nosso hábito.

Hoje completam-se 144 anos sobre o nascimento, em Varsóvia, da "cientista, tecnologista, proto-feminista, super estrela" Marya Salomée Sklodowska. Quando chegou à nossa idade, esta senhora, que então passara a chamar-se Marie Curie, já tinha recebido o primeiro de dois prémios Nobel.

Aconselho-te um clássico de Hollywood de 1943, que o American Film Institute incluiu no seu documentário televisivo "AFI's 100 years... 100 Cheers", uma seleção dos seus 100 filmes mais inspiradores de todos os tempos. Inspirado na biografia escrita pela filha mais nova de Marie e Pierre Curie, Éve, "Madame Curie" é um daqueles filmes que apetece ver no escuro, com a lareira acesa e uma manta sobre os joelhos. E depois, quando acaba, apetece acender as luzes, pegar nas nossas melhores capacidades e construir qualquer coisa em prol do bem comum.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Sa2nE08BKjQ?wmode=transparent]

Beijinhos

Marta

Comentários

  1. Susana Catarino10/11/11, 17:23

    Marta,eu sempre gostei muito de ler biografias,como o meu pai,e apropriei-me de uma colecção antiga chamada " Vidas de grandes...Cientistas,Mulheres,etc ".Os autores são Henry Thomas e Dana Lee Thomas,edições Livros do Brasil.,cada livro custava 560 escudos !!!No livro dedicado às vidas de grandes cientistas está lá a Madame Curie,a par de Lavoisier,Pasteur,Mendel,entre outros.O mais engraçado é que nunca esqueci a história da Madame Curie,devo ter lido este livro quando tinha uns 10 ,12 anos e depois de ver o teu post peguei novamente nele,e olha lá esta passagem :"Durante quatro anos,vivia uma vida de monge.Vivia só,para não ser pesada à irmã.Alugara uma água-furtada num sexto andar do Quartier Latin.O aposento recebia luz unicamente por uma estreita abertura no tecto inclinado.Não tinha água,nem aquecimento.Ali,naquela mansarda,vivia ela de uma dieta de pão,manteiga e chá-só raras vezes se permitia o luxo de comer um ovo ou fruta.No Inverno,atirava um punhado de carvão para uma estufa pequeníssima e ficava a resolver as suas equações com os dedos entorpecidos até muito tempo depois de o lume estar apagado."Grande Mulher que dizia " Os sonhadores não merecem a riqueza porque não a desejam",mas ela merecia mais.beijinhosSusana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: