Mamã, quando é que vens à minha sala ?


Cuco_act_copy


Queridas Senhoras,

Isto hoje é de mãe para mães.

Mamã, quando é que vens à minha sala ?
pergunta o Francisco, que este ano sente a diferença. Ele mudou de escola, para a dos crescidos, para o 1º ano. A escola onde andava é só Jardim de Infância. Ele tem pena e eu também.

Durante os três anos que ele esteve na Casa do Cuco, uma escola com um projecto educativo e métodos todos modernos e muito aberta à participação dos pais, eu participei em todos os workshops propostos, do Natal ao Carnaval e por aí fora.

Mas o que marcou mais a diferença e que dá sentido à pergunta do Francisco, foram as várias vezes que fui fazer actividades propostas por mim.

Fiz coisas muito giras com ele e com a turma, desde mascarar-me de Monet e falar-lhes do Impressionismo e, atenção!, pintar um quadro ao vivo e a cores para eles perceberem a técnica. Mas o mais giro foi um dos coleguinhas, vir muito sério perguntar:
-Tu não és mesmo o Monet, pois não?  eu acho que tu és a mãe do Francisco.

Mostrei-lhes o filme da Maria Antonieta, da Sofia Coppola, para eles verem o esplendor de Versailles, fizemos a maquete da Casa Batlló do Gaudi, e sabem que corria o boato que o Gaudi afinal tinha morrido com um choque eléctrico e não atropelado por um eléctrico!
Essas memórias ficam e os conhecimentos também.
Acho que tenho sorte. Posso participar. E tento sempre fazer a diferença.

Este também foi um dos momentos especiais:  A Domadora de Baleias, de Niki Caro.



Beijinhos e bom fim de semana

Susana

Comentários

  1. Ana Marta Ramos25/11/11, 18:36

    Super-mamã! Quem me dera saber fazer alguma coisa de jeito... pergunta à Sandra o que seria se eu fosse pintar à creche do Francisco! Bem, mas agora espicaçaste-me e decidi alinhar no recrutamento de voluntários que as educadoras andam a promover para o teatrinho de Natal. Não posso fazer pior figura do que fazia das aulas de Educação Visual, não é humanamente possível ;)

    ResponderEliminar
  2. Mariana Ramalho Ortigao25/11/11, 18:58

    Querida SusanaQue sorte a tua e do Francisco!!! Confesso que sempre que recebo um email da escola tenho medo de o abrir - o que eles querem agora!!!???Bjs e bom fim de semana,Sent from my iPhoneOn 25 de Nov de 2011, at 18:35, senhoras da        nossa        idade wrote:

    ResponderEliminar
  3. Susana Catarino26/11/11, 10:28

    Marta,podes sempre ir ler uma história,e olha que colar papelinhos com cola branca não exige muita técnica!!! Vais fazer boa figura no Teatro de Natal,acredita YES YOU CAN !!!Mariana,eu tenho noção que nem todos os pais podem ter este tipo de participação,eu pude porque não estava a trabalhar,tinha mais tempo.Mas também tinha a vontade.E adorei !!!Beijinhos e um fim de semana cheio de sol.

    ResponderEliminar
  4. Céu Coutinho26/11/11, 21:51

    Minhas queridas, o que eu me ri agora com os vossos comentários:)Susana, o que tu contas é uma coisa preciosa e rara e confesso que morro de inveja :)A minha posição está algures entre a da Marta e a da Mariana; jeitinho nenhum para qualquer tipo de trabalhos manuais (e por favor não subestimes a borrada que eu posso fazer a colar pedacinhos de papel com cola branca...) e medo do que me possam querer pôr a fazer!beijinhos e continuação de bom fim de semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: