Sonho de umas férias de Verão

when-marnie-was-there-oscar-3

Queridas Senhoras,

Anna, a protagonista de Memórias de Marnie, sente que vida é um círculo com interior e exterior e ela está do lado de fora. Nada a fazer. A mãe adoptiva queixa-se de que ela tem sempre “um rosto normal”, ou seja, nunca deixa que as emoções se manifestem. Aos 12 anos, Anna é uma criança solitária, que adora desenhar e sofre de asma. É então que o médico recomenda uma mudança de ares durante o Verão, para ver se a moça ganha outras cores. Anna parte de comboio para casa de uns familiares que vivem na costa, numa idílica localidade à beira-mar.

Memórias de Marnie, filme de animação japonês do Studio Ghibli, é uma pequena maravilha, uma película encantatória, que venceu o Grande Prémio da Monstra 2016. (Está agora nos cinemas, em Lisboa apenas nos Cinemas UCI do Corte Inglés).

Uma misteriosa mansão à beira da água é o ponto de partida para uma viagem de descoberta, entre o sonho e a realidade, que irá transformar o interior de Anna, ajudá-la a perceber quem é, de onde vem e que a amizade é possível.

O filme está classificado para maiores de 12 mas é perfeitamente indicado para crianças um pouco mais novas, desde que consigam acompanhar as legendas. Os desenhos são belíssimos, a música envolvente, a narrativa desenrola-se suavemente mas com ritmo e mistério. Ficamos suspensos daquele universo, acompanhando as subidas e descidas da maré, os encontros entre Anna e Marnie, a criança imaginária ou imaginada da enigmática mansão que em tempos recebia festas magníficas com convidados elegantes. Até que uma nova família vem habitar a casa e a filha descobre um antigo diário escondido no quarto... Sim, é tão bom quanto isso. Um regalo.

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários