Os livreiros falam às Senhoras: António Duarte (Homem dos Livros)



Queridas Senhoras,

finalmente chegamos ao Porto! António Duarte é o primeiro livreiro/alfarrabista da Invicta a falar às Senhoras. Fundada em 2010, a Homem dos Livros é o projecto de alguém que não nasceu rodeado de livros mas construiu o seu caminho até eles. E agora ajuda outros a desenharem os seus percursos em torno das leituras e do prazer da descoberta do livro antigo e de outros tesouros bibliográficos.


1. Quando e como se tornou livreiro?

Após a tão afamada crise que se instalou por cá há mais ou menos uma década, levando meio mundo a conhecer as filas dos centros de emprego, decidi abandonar a minha carreira técnica ligada à construção civil e abraçar a paixão de toda uma vida: os livros. Assim, após a conclusão do curso de desempregado, que durou três anos sem direito a diploma, tomei a decisão de iniciar o projecto da livraria, que abriu em 2010, no Porto, e que mais não é que uma segunda casa onde se recebem amigos e desconhecidos, mas principalmente apaixonados pelos livros.
Isto apesar de ter tido uma infância onde os livros não abundavam. Tinha direito aos livros escolares e para ler "os outros" tornei-me leitor assíduo da biblioteca da saudosa Escola Industrial e Comercial de Vila Nova de Gaia e leitor domiciliário da Biblioteca Pública do Porto, para poder levar uns livrinhos para casa. Entretanto, com o início da minha actividade profissional, consegui com os honorários do fim de cada mês adquirir e formar uma apreciável biblioteca pessoal. Já diz o ditado "Não há fome que não dê em fartura". Conheci os alfarrabistas e livreiros do Porto e arredores, frequentei leilões, feiras do livro, sessões de autógrafos, etc. Enfim, uma vida farta rodeada de livros.

2. Para si, o que é um livreiro?

Um livreiro deveria ser em primeiro lugar um incondicional apaixonado pelo livro, passando à fase de namoro e posterior casamento com voto de fidelidade. Um verdadeiro Bibliopata. Um aluno em permanente formação.

3. Como caracteriza a sua livraria?

A livraria Homemdoslivros é um projecto moldado pelo gosto pessoal. Uma sala de biblioteca com todo o ambiente informal que a caracteriza: móveis, livros, bustos, esculturas, pintura, objectos vários como: pisa-papéis, tinteiros, prensas, máquinas de escrever, mapas, etc.
Um lugar para o universo da lusofonia: os escritores portugueses, a História de portugal, as gentes e tradições da nossa terra, que se reflectem nas principais secções de livros: Literatura portuguesa (Prosa e Poesia), com destaque para as primeiras edições; Monografias; Etnografia; Etnologia; Ultramar; História, Arquitectura; Arte; Livro Antigo; Artes gráficas; Revistas e Jornais. Bustos e medalhística ligados a personalidades literárias ou artísticas. Vinis de Poesia e Prosa, Partituras musicais, etc.

4. Qual entende ser o papel das livrarias independentes nos bairros, vilas e cidades?

Representam a grande alternativa ao mercado livreiro imposto pelos grupos editoriais e seus interesses meramente comerciais. Os projectos independentes apresentam livros que de outro modo nunca chegariam aos leitores, para além de promover um contacto directo e informal com todos os que se interessam por livros.

5. Quais são os principais clientes da sua livraria e o que procuram?

Os principais frequentadores da livraria são em primeiro lugar bons conversadores que aliam o seu gosto pessoal de coleccionador ao de investigador. Por vezes, compram livros que nem eu imaginava que lhes interessassem. Passam alguns jovens que perguntam sistematicamente se tenho livros mais baratos?!  Recentemente passam também estrangeiros que visitam o Porto, mas para quem o livro representa um fardo que as companhias aéreas cobram ao peso. Tiram fotos, sorriem  e eu aproveito para desenferrujar o inglês.

6. Em sua opinião, o que pode contribuir para formar mais e melhores leitores?

Limitando o uso de telemóvel, internet, televisão, video-jogos, penso que levaria a um aumento de leitores.... Obviamente que no ensino se tivermos professores (principalmente de Português/Literatura) que sejam bons comunicadores e que gostem da sua profissão, isso vai formar melhores mentalidades. Também se o livro for mais barato. Abolir o IVA nos livros.

7. Por último, pode recomendar-nos dois ou três livros importantes para si?

O Amor em Visita, Herberto Helder
Pena Capital, Mário Cesariny
Véspera da Água, Eugénio de Andrade

Saudações bibliográficas.
A. Duarte



Esperemos que a participação da Homem dos Livros inspire a colaboração de outras livrarias portuenses. Queremos muito saber o que se passa por lá!


Beijinhos a todas,

Céu

Comentários