As sugestões de... Rui Leitão

As sugestões de Rui Leitão*

Teatro

Catarina e a Beleza de Matar Fascistas de Tiago Rodrigues

9 e 10 de Dezembro de 2020 no Centro Cultural de Belém

Tive pena de não conseguir bilhete para a estreia em Guimarães, mas estou ansiosamente à espera que regresse ao norte para poder ver este espectáculo que em breve estará disponível no CCB. Não pela discussão política que gerou, mas também. A crítica aponta como uma pertinente reflexão sobre o paradigma político que estamos a viver actualmente. E como escreve Afonso Becerra na sua crítica no jornal Artezblai: "Catarina e a beleza de matar fascistas, una historia portuguesa que puede ser también europea.” (pode ler-se na integra aqui.)

Podcast

Ócio do Povo de João Neca

Já recorria a podcasts como fonte de informação, mas este despertou-me a atenção de uma forma muito especial. Precisamos hoje de pensar seriamente no ócio como uma parte integrante do nosso ser. Esta reflexão posta por João Neca logo nos seus primeiros episódios deste podcast, fez-me despertar uma necessidade de melhorar este aspecto da minha vida e criar mais tempo de ócio para o bem da minha  saúde e intelecto.

Livro

Livros e Cigarros de George Orwell

Sempre muito pertinente na sua escrita, George Orwell apresenta nesta colectânea de textos uma série de reflexões muito variadas. Começa desde logo pelo seu artigo Livros e Cigarros, que destaco, em que compara o que gastamos em livros e o que gastamos em cigarros ou álcool, remetendo-se obviamente à sua época (entre os anos 30 e 40) e ao seu país (Inglaterra). As conclusões não são propriamente surpreendentes, mas todo o seu discurso é por demais acutilante. Passados tantos anos, este artigo continua actual e pertinente.

Cinema

O Dia Mais Curto

No próximo dia 21 de Dezembro, por ser o dia mais curto do ano, os programadores do Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde criaram uma nova programação dedicada a este dia por analogia às curtas metragens. Por todo o país podemos assistir a diferentes propostas de programação de curtas-metragens. Toda a programação está disponível aqui.

Blogue

Passas na Comida

Para finalizar as minhas recomendações, peço desculpa pelo meu abuso de me auto-recomendar, mas não posso deixar de o fazer e por isso recomendo o meu novo blogue que surge de uma motivação antiga e que despertou agora depois de ter ouvido o podcast Ócio do Povo. É apenas um blogue sobre coisas que na minha cabeça não fazem grande sentido e que vivo com elas há muito tempo e continuarei a viver, mas agora posso partilhá-las com todos, talvez não façam sentido em outras cabeças também.

*Rui Leitão (1979) é co-fundador e director artístico da Fértil Associação Cultural desde 2010. É co-director artístico do Mel - Piquenique das Artes, festival multidisciplinar que acontece em V. N. Famalicão, uma produção da Elogio Vádio. Foi director de produção das primeiras 3 edições do REALIZAR:poesia em Paredes de Coura.

Comentários