Crime, diz ela


3

Queridas Senhoras,

em dia de rescaldo de Óscares, receio não poder contribuir para o debate com uma linha sequer. Julgo que não vi nenhum dos filmes vencedores ou candidatos. Zero pontos para mim no que se refere a cinema no último ano. (No entanto não falhei o Play e aproveito para recomendar O Inventor de Jogos. Não tenho qualquer afinidade com Harry Potter, nunca liguei, mas gostei muito deste filme que diz que é inspirado no famoso rapaz-feiticeiro. Ou lá o que é).

Mas do que vos queria falar é da nova série que a RTP 2 está a transmitir, Les Témoins (Testemunhas). São apenas seis episódios (começou na quarta-feira passada, 24), podem gravar e ver depois num tirinho. É uma série policial francesa e só esta definição já faz antever enredos complexos, cenários obscuros e desolados à maneira do film noir.

O pólo de atracção da série está em Sandra Winckler (Marie Dompnier, distinguida como Melhor Actriz por esta interpretação no Festival de Biarritz 2015), a tenente da Polícia Judiciária de Lille que conduz a investigação de um estranho caso que envolve um polícia entretanto retirado, Paul Maisonneuve, que foi também responsável pela instrução de Sandra, há oito anos, numa relação algo conflituosa que deixou marcas em ambos. Mas vão ter que ultrapassar antigas divergências e trabalhar juntos para a resolução do caso.

2

Sandra tem um magnetismo que domina o ecrã e combina com os ambientes áridos e despidos da paisagem costeira do Norte de França. Paul é misterioso, evasivo, atormentado. Juntos têm que resolver uma série de crimes macabros que envolvem a colocação de cadáveres, sem ligação aparente entre eles, em casas-modelo desabitadas, numa encenação que recria um ambiente familiar. Creepy.

Beijinhos a todas, uma boa semana.

Céu

 

 

Comentários