O que é que o Porto tem?

Img_5889


 
O que é que o Porto tem?

 

 

Feliz Ano Novo, queridas Senhoras!

 

Já vos queria ter falado da minha recente visita ao Porto, por alturas do Natal, mas o anúncio de que a cidade é uma das cinco finalistas do prémio Melhor Cidade 2012 da revista Wallpapertorna a coisa mais actual.

 

Susana, tu que vives aí, o que é que o Porto tem?

 

Os senhores da Wallpaper falam da arquitectura (pois claro), de uma comunidade artística e estudantil que tem revitalizado a vida cultural, de uma "cena culinária" a explodir de restaurantes cheios de estilo, com chefes que se inspiram nos sabores tradicionais, e como atractivos culturais, dão destaque ao Fantasporto, à Rua Miguel Bombarda com as suas galerias de arte, e à Foz, descrita como bairro da moda.

 

Fisicamente, eu não ia ao Porto há 6 ou 7 anos. Mas por causa do trabalho (e por gosto e curiosidade pessoal) acabo por acompanhar muito todas as novidades: os novos restaurantes, os eventos culturais, os bares de que se fala, aquilo que faz mexer a cidade. E foi crescendo a sensação de que aquilo mexe e não é pouco. Até que há duas semanas voltei finalmente à cidade, depois de anos a acumular a vontade de percorrer as ruas do Porto à procura de todos esses sítios novos, de sentir essa "movida" especial.

 

Não desiludiu nem um bocadinho e eu também não perdoei. Fiz um raide de 30 horas, quase sempre a pé, que me levou praticamente a todos os locais que trazia fisgados e ainda deixou espaço para algumas surpresas.

 

O privilégio de ficar no Grande Hotel do Porto, que tem a melhor localização possível (na Rua de Santa Catarina e com o Mercado do Bolhão ao virar da esquina) e o ambiente histórico perfeito para nos sentirmos turistas, no melhor sentido, no nosso país, foi só um extra de charme numa visita que me fez imaginar como deve ser bom viver no Porto.

 

Como é, Susana?

 

Ah!, ter agora 20 anos e estudar na Universidade do Porto, frequentar o Piolho, ser assídua das ruas Cândido dos Reis e Galerias de Paris, aproveitar as borlas da Casa da Música, os concertos do Hard Club, as tascas da Ribeira, as esplanadas da Foz em frente ao mar, os jardins e as exposições de Serralves, não perder uma estreia no S. João, estar batida nos ciclos de cinema e tirar férias para o Fantas...  sei que estou a romancear, esta vida de estudante é boa em qualquer cidade mas no Porto parece-me pouco menos que perfeita.

 

Susana, sei que és mãe e que por isso a tua vida não será exactamente assim. Mas como é viver na, possivelmente, Melhor Cidade 2012?

 

Já foste às sessões de clubbing na Casa da Música?

 

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=rzre9lKKPRU?wmode=transparent]

 

À moda do Norte, venha de lá um abraço,

 

Céu

Comentários

  1. Ana Marta Ramos02/01/12, 12:48

    Ui... se a Susana começar a falar dos tempos de estudante no Porto, então... ;) Concordo inteiramente contigo, Céu. Eu, que vivo na "cidade dos estudantes" há 7 anos... Coimbra tem muita coisa boa, mas fica muito lá para o fundo do meu ranking pessoal de melhores cidades portuguesas para viver. Venha de lá esse relatório, Susana :)

    ResponderEliminar
  2. Susana Catarino04/01/12, 16:17

    Correndo o risco de vos desiludir,viver no Porto,para mim é normal !! Talvez por morar cá,não consigo ter essa visão " de fora " da cidade e nunca me passou pela cabeça pensar "uau,esta é a melhor cidade para viver !!! "O que talvez se explica,pelo simples facto de eu não viver no centro do Porto e não conviver de perto e em permanência com toda esta oferta cultural .Ou talvez porque esta transformação do Porto aconteceu nos últimos 10 anos.Onde é que eu andava ,quando tudo acontecia ? andava na A7 a caminho de Pévidem ( Guimarães )onde trabalhava e a ter 2 crianças !!!hihi .De alguma forma sinto que passei ao lado de algumas coisas quando elas começaram a surgir...mas outras sempre fizeram parte.Serralves faz parte do roteiro familiar,quer seja para ver exposições,almoçar ou dar uma volta nos jardins,e para quem tem crianças ( e não só )o Parque da Cidade é um privilégio.De restaurantes,lamento mas não conheço quase nada,não por falta de interesse,( adoro programas de culinária e Masters chef e afins )mas é difícil ter experiências gourmet com 2 pestinhas (adoráveis !) à mesa.Gosto muito de Miguel Bombarda e de passear a pé pela Baixa,tenho pena que o Bolhão não seja uma espécie de " Boqueria " e que o cinema Batalha tenha voltado a fechar.Nunca fui grande adepta do Piolho,mas isso sou eu...mas se tivesse agora 18 anos e tivesse que ir estudar para fora,sim ,o Porto tem qualquer coisa e não são só as francesinhas (as do Café Diu são bem boas !!!)E Céu,ainda não fui ao Clubing,mas já fui ver os Broken Social Scene lá !!!

    ResponderEliminar
  3. Susana Catarino04/01/12, 16:29

    ...e esqueci-me de dizer que gostava mais do Hard Club antigo.Vi lá concertos memoráveis,talvez o mais memorável tenha sido o dos Morphine !!bjs

    ResponderEliminar
  4. Céu Coutinho05/01/12, 11:41

    Muitas vezes é isso que acontece, não é? Não temos tempo para usufruir da nossa própria cidade, enfiados que andamos no trânsito, nos tranportes, nas correrias habituais. E depois vêm os de fora, turistas e visitantes, maravilhar-se com o que nós não temos tempo para ver e fazer :( é por isso que adoro quebrar a rotina com pequenos truques, coisas inesperadas, descobrir um sítio novo, fazer um programinha, por curto que seja, a meio da semana, etc. etc.Ao Porto quero voltar rapidamente porque adorei mesmo a visita e tudo o que vi. Fiquei encantada com a Casa de Pasto Palmeira (coloquei no meu FB), estava um dia fabuloso, petiscos na esplanada em frente ao rio, aquilo soube-me pela vida. Por mim fazia um programa só de restaurantes, tantos são os que há agora para experimentar. O mais bem cotado agora parece ser o Traça - o Lourenço Viegas (o crítico-fantasma super exigente da Time Out) dá 4 estrelas o que me dá 100% de garantias. Na próxima visita não vou falar este!beijos a todas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: