Um baiser sur la vitre

Un_baiser_sur_la_vitre_img_copy


Queridas Senhoras,


Sabem aquelas músicas dos filmes que ficam connosco para sempre? Aquelas que guardamos num cantinho da memória? As músicas do “Amante“, no original l’Amant ou The Lover na versão inglesa, são assim.


Eu vi o filme no cinema Miramar, em Cascais (ainda te lembras Marta?) em Maio de 1992. 1992 foi o ano Duras, foi o ano em que li a maioria dos livros dela, acho que nunca mais voltei a ler tantos livros do mesmo autor. A minha vida da altura está documentada em diários gráficos cheios de pedaços de textos, com uma única assinatura – M.D.


Por isso, na altura o filme foi um acontecimento importante e a música, a música então era de morrer. Quando vim para o Porto com a minha amiga Marisa, ouvíamos o CD que era dela, muitas e muitas vezes, cheguei a gravá-lo numa cassete que dei à minha irmã, mas nunca o gravei para mim.


Depois a Marisa seguiu a vida dela e levou o CD e eu nunca mais ouvi as músicas. Lembram-se do tempo em que não havia internet ?


Não imaginam as vezes que procurei este CD nas lojas, era quase um ritual, vamos lá às bandas sonoras, procurar na letra A se for Amant ou no L para Lover.

- Tem a banda sonora do filme o Amante? Desculpe não conheço; não temos, é muito antigo
- É do Gabriel Yared…


Entretanto voltei a ouvir as músicas, na net, mas eu queria o CD, na minha mão com aquela capa, a que dizia L’Amant, a original, não sei se me entendem, é uma coisa um bocado à antiga e já não se usa, não é? O mais fácil era ir buscar as músicas, imprimir uma capa e voilá!!!


Até que este Natal… fruto da persistência do Sérgio, ele chegou finalmente a casa. O original, o tal que diz L’Amant.




Beijos amigas e já agora quero saber qual é a vossa banda sonora especial. Fico à espera.


Susana

Comentários

  1. Céu Coutinho18/01/12, 16:15

    A capa do CD é maravilhosa! As músicas sinceramente não conheço mas vou ouvir em casa.Quanto à minha banda sonora vou ter de escolher Cinema Paraíso. Pois se me basta ouvir uma nota da música principal para sentir um aperto na garganta :)beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Susana Catarino18/01/12, 16:43

    Se gostas do Cinema Paraíso,então também vais gostar das músicas do Amante.E a capa com a fotografia da Jane March,que interpreta o papel de Marguerite Duras é mesmo muito bonita.A imagem que pus aqui no post é uma mistura dessa imagem com os meus 19 livros da Duras ...

    ResponderEliminar
  3. sandra catarino18/01/12, 23:33

    Adoro a banda sonora do "Amante", mas vou deixá-la para a minha irmã. Estou com a Céu em relação ao "Cinema Paraíso". Acrescento ainda "O Carteiro de Pablo Neruda", " O Piano" e dentro de outro género "Once" (vi o filme e fui a correr à Fnac à procura do CD). Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ana Marta Ramos19/01/12, 10:44

    Esta é muito difícil, são tantas...Vou tentar ordenar cronologicamente:. Casablanca (é o "meu" filme e é a "minha" canção"). Manhattan (a começar nesta, as bandas sonoras dos filmes do Woody Allen fazem-me sempre cantar, cantar, dançar, dançar, sonhar, sonhar). O Piano (um dos meus films preferidos e, claro, fui a correr comprar o cd). Magnolia (fui a correr comprar o cd, adorei descobrir a Aimee Man e também descobrir que o filme foi escrito a partir das canções, um processo criativo muito interessante). . "A Love Song for Bobby Long" - um filme belíssimo com um John Travolta exímio, fui a correr comprar o cd. "Into the Wild" - É um dos filmes da minha vida, mais uma voz que me fala de uma das questões que mais me inquieta. Fui a correr comprar o cd e basta-me ouvir o Eddie Vedder para reviver todo o filme.. "Once" - maravilhoso, fui a correr comprar o cd. adoro cantá-loE tu, Mariana?

    ResponderEliminar
  5. Mariana Ramalho Ortigao20/01/12, 10:17

    SenhorasBandas sonoras... isso é comigo!!!Para além de algumas que a Marta falou, as que me vêm de imediatamente à cabeça:- Cinema Paraíso- Out of Africa- Julie and Julia- The Single man- The Constant Gardner- The Big Chill- Love Story- When Harry met Sally- Gran Torino- A Missao...e o mais recente: 500 days of summer. A música "You make my Dream" do duo Hall & Oats faz-me salter da cama cheia de energy e boa disposiçao!! http://www.youtube.com/watch?v=tgVNgYXFi_Q[youtube http://www.youtube.com/watch?v=tgVNgYXFi_Q&w=560&h=315]

    ResponderEliminar
  6. Ana Marta Ramos20/01/12, 14:41

    Out of Africa! Esqueci-me! Bem, nunca mais daqui saimos...Vou aproveitar para revelar a todas um segredo do qual não me orgulho: nunca vi o Cinema Paraíso :(Mas não passa deste fim-de-semana, até porque o Gonçalo acha esta situação inadmissível!Beijinhos a todas

    ResponderEliminar
  7. Mariana Ramalho Ortigao20/01/12, 14:52

    Inadmissível !!!! No mínimo!!!!Sent from my iPhone

    ResponderEliminar
  8. Susana Catarino20/01/12, 23:56

    Só mais umas para acrescentar à lista:Pulp Fiction - É obrigatória ! que se acuse quem nunca imitou a Uma Thurman na pista de dança.Atonemant ( Expiação ) - Comprei o cd por causa da música da máquina de escrever !O Paciente Inglês - Maravilhosa a música e o filme, também é do Gabriel Yared....e Marta vai lá colmatar essa falha inadmissível e depois conta a experiênciabeijos e bom fim de semana,o meu com o G com varicela :(

    ResponderEliminar
  9. Mariana Ramalho Ortigao21/01/12, 15:04

    Como me podia ter esquecido da Expiação e do Paciente inglês ... Também estão  no meu top! As melhoras para o G!BjsSent from my iPhone

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: