Esta Lisboa que eu amo

12113554_194584100872521_6228298934026812373_o

Queridas Senhoras,

conto com a vossa absoluta discrição bem como com o modesto alcance desta página que, se não nos dá impulso (ou input? não sei, baralho isso tudo) para criarmos uma startup, permite manter aqui uma certa intimidade, um ambiente familiar e privado que nos deixa muito à vontade.

Estou prestes a partilhar um segredo. Descobri-o hoje e confirmo que é um segredo pois tinha pouca gente, nenhum alarido e nem sequer consta da Zomato.

Não sei o que é que vocês amam em Lisboa. Eu amo estar numa rua perfeitamente normal, de comércio e serviços, franchisings e yuppies e, de repente, virar a esquina e entrar numa aldeia. Numa aldeia autêntica, com ruas estreitas e casas térreas de portas abertas, vizinhas à conversa, roupa estendida. Estas ruas e estas casas trazem-me a memória longínqua da mercearia que a minha Tia Prazeres (tia do meu pai, 90 anos feitos) tinha na Graça, no tempo em que a Graça ainda não tinha sido confiscada pelos franceses que adoram as vistas para o Tejo.

Mas este segredo não é na Graça, aí pouco haverá que tenha resistido às investidas turísticas. O local de que vos venho falar fica na Rua da Cruz da Carreira, ao Campo dos Mártires da Pátria, freguesia da Pena. Chama-se Cantinho da Amizade e tem um quintal. Um quintal verdadeiro e foi isso que me atraiu até lá.

O espaço é precioso, uma casa antiga, térrea, com uma primeira saleta a fazer de antecâmara, depois uma sala ampla, quadrada, e o quintal ao fundo, ainda fresco da chuva. Da comida não posso ajuizar, provei apenas uma sopa de abóbora (pronto, está bem, e uma tacinha de vinho), perfumada e saborosa, servida em prato largo. Mas os pedidos para a cozinha eram feitos à Zizi (que imprevidência, revelar tantos detalhes! confio mesmo que ninguém leia), os clientes iam chegando, poucos mas bons, como se costuma dizer, e tudo aquilo soava cada vez melhor.

O Cantinho da Amizade serve almoços de segunda a sexta (pratos do dia a 6 euros, opções vegetarianas). Jantares só à sexta, com noite de fados. Jantares noutros dias serão possíveis apenas mediante marcação e combinação prévia da ementa para grupos mínimos de 15 pessoas.

Liguem, se quiserem. Mas não digam que vão daqui.

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários