Na Póvoa de Santa Iria

16426038_1843537935917482_4000373800102813051_n

Queridas Senhoras,

depois do passeio a Alhandra, há pouco mais de um mês, fiquei com vontade de descobrir as restantes zonas ribeirinhas recentemente renovadas do concelho de Vila Franca de Xira. Uma pesquisa rápida conduziu-me à Povoa de Santa Iria e ao respectivo Parque Urbano e Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo.

Os dois parques estão ligados por trilhos pedonais e, tal como o Caminho Pedonal entre Alhandra e Vila Franca, constituem uma zona privilegiada de fruição do Tejo, estreitamente ligada à memória avieira, tranquila e bastante menos concorrida do que as congéneres lisboetas.

A zona foi requalificada em 2013 e já venceu pelo menos dois importantes prémios internacionais de Arquitectura na categoria de Espaço Público. A cerca de 20 minutos de Lisboa, merece seguramente uma visita demorada, com tempo para percorrer os vários trilhos, sendo um magnífico destino de passeio para os dias primaveris que já se fazem sentir.

Cada um dos parques é servido por um café-esplanada estrategicamente localizado - Guarda-Rios e Porto de Abrigo – onde apetece ficar em contemplação, a tomar balanço para a caminhada ou a recuperar no final do percurso.

Junto ao Porto de Abrigo, no Parque Urbano, funciona o núcleo museológico A Póvoa e o Rio que, em conjunto com a fileira de casinhas de madeira que guardavam os apetrechos de pesca, testemunham a história dos avieiros da Póvoa. Lá está também a Associação Cultural respectiva.

Desta vez fui de carro mas nunca é demais recordar que a Linha da Azambuja serve as estações de Sta. Iria, Póvoa, Alverca, Alhandra e Vila Franca, deixando o visitante praticamente à beira-rio.

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários