Choose nostalgia

2801newfilmpic

Queridas Senhoras,

desculpem a heresia mas a verdade é que não me recordo muito bem do primeiro Trainspotting (1996). Tinha 23 anos, já não era nenhuma criança, mas não fiquei com grande memória, tirando a cara meio louca do querido Ewan McGregor e o Choose life.

Se calhar porque não era a minha cena. Não me identificava nem com o submundo dos agarrados marginais nem com a vida burguesa que Choose life caricaturava. No meu caso seria mais: Escolhe a vida. Escolhe uma casinha decrépita no campo, cria galinhas e planta a tua horta. Não aconteceu.

Vinte anos passaram e mesmo não tendo Trainspotting como uma referência fundamental da minha juventude, se há coisa que sou é nostálgica. Fazer turismo pela própria juventude, como diz Simon a Renton, é um dos meus passatempos preferidos. Ver o que foi feito do pessoal, saber o que ainda resta para quem tinha 20 anos há 20 anos.

E é um gozo, mesmo assim, reencontrar aquela malta de quem não me lembrava muito bem, excepto o simpático Renton/Ewan, que não envelheceu nada mal. E diverti-me apesar de reconhecer que T2 Trainspotting não é um grande filme (mas ainda se fazem grandes filmes?).

Diverti-me à grande quando Simon e Renton vão apresentar o seu projecto para a transformação do velho pub da família, na zona portuária de Leith, e metem lá os clichés hipsters todos, a requalificação, a treta comunitária, o raio da comida biológica. Reconhecemos tudo porque a cena é global. Podia ser em Xabregas. Fucking hipsters junkies, armados em empreendedores.

Diverti-me muitíssimo com Spud (Ewen Bremner), o único que ficou irremediavelmente agarrado, que não fez nada da puta da vida a não ser tentar ser um bom pai, falhar, e continuar a tentar até ao fim. E o filme ainda lhe dá a justiça poética de se tornar o narrador dos épicos falhanços daquela malta toda.

Por isso, sim, escolham ver T2 Trainspotting e tirem as vossas próprias conclusões. Se forem sensíveis a isso, há uma cena em que o Renton/Ewan ainda dança.

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários