Rol de livros

 

00016369_0005

Queridas Senhoras,

não sei se estão familiarizas com o site Leitura@Gulbenkian. Já me tinha deparado por diversas vezes com este site mas nunca tinha atentado nesta ferramenta: Rol de Livros.

Rol de Livros é o nome pelo qual se designa o vasto conjunto de recensões críticas sobre o que de mais relevante entre nós se edita desde os anos 60 do passado século, quer se trate de originais portugueses, quer de traduções. Actualizada mensalmente, esta rubrica inclui apreciações feitas por quarenta e seis personalidades, cujos nomes poderá encontrar no campo Autor Recenseador, na pesquisa.

Tem livros publicados entre 1960 e 2012. É um mundo. Descobri-a quando procurava informações sobre um livro que a Alice escolheu na biblioteca e estamos agora a ler: As Aventuras de Thore Isbiorn no País dos Esquimós. E dei com esta recensão com um formato deliciosamente vintage.  O recenseador dá apenas suficiente +. Mas nós estamos a gostar.

11
Movida pela curiosidade procurei a ficha sobre As Aventuras de João Sem Medo, de que já falei aqui, e que considero o melhor livro que já li com os miúdos. Esta obra é objecto de várias recensões, a mais antiga datada de 1970 e a mais recente de 2010.

2

Procurei ainda outro livro que lemos há não muito tempo e que incluo nessa lista particular de “livros para crianças que os adultos gostam de ler”. É o Dentes de Rato de Agustina Bessa-Luís do qual não esquecemos a imprevista personagem de Lourença. Lembrei-me desse livro hoje por causa desta entrevista.

E aqui está a recensão de Dentes de Rato:

3

 

A ferramenta permite pesquisar por idades. Escolhendo a faixa etária 6-12 anos, obtenho uma lista com 966 resultados.

Já tenho com que me entreter.

Beijinhos a todas, tenham uma boa semana,

Céu

 

Comentários