- O melhor e o pior
O melhor foi um clique que me deu, um mês antes de fazer 40 anos. Estava de férias e apercebi-me que metade das chatices que viviam na minha cabeça nunca se chegavam a confirmar. Preocupava-me por antecipação. Cortava os pulsos todas as semanas. Deixei-me disso. Cada vez que há qualquer coisa que não controlo que ameaça dar-me cabo da cabeça, faço de Doris Day e canto o "Que sera, sera" o mais alto que consigo. E foi assim que ganhei alguma paz de espirito.
O pior foi o peso de dizer "tenho 40 anos", porque na realidade olho-me ao espelho e continuo a ver uma miúda de vinte e tantos. Mas aprendi a não levar o número a sério.
- As surpresas e as desilusões
Não foram muitas. Ou as que aconteceram não foram nada de extraordinário. Ou pouco importantes. O que me surpreendeu brutalmente, foi acordar no dia dos meus anos e sentir-me na mesma.
- As conquistas e as perdas
Perdi os 30. Ganhei os 40. Conquistei o direito de fazer várias coisas (se calhar sempre o tive e a minha cabeça é que achava que não, mas já é um princípio), especialmente fazer o que me dá na bolha.
- O que mudaria, se pudesse, mas não posso; e o que mudaria, se pudesse, e posso
Largava o emprego, se pudesse, e passava os dias por casa (às vezes vejo-me como uma reencarnação da Ana dos Cinco, lembram-se? Era a que ficava para trás a fazer caminhas nas grutas e a arrumar a despensa) a trabalhar no meu blog, a passear para alimentar o blog, mas como não posso, por lá continuo.
Posso mudar – e tenho vindo a mudar – a minha maneira de ver as coisas. Deixei de ser tão contestatária e passei a ser mais "vive-e-deixa-viver". Ah sim, e passei a acreditar na justiça divina (ehehehehehe!)
- O meu grau de satisfação com a minha rotina diária, de 0 a 10
7, com valores mais baixos durante a semana e mais altos ao fim de semana. A bater o zero nos dias em que preciso de tempo para mim e não consigo.
- Recados para mim aos 20
Não esbanjes dinheiro em cenas parvas; Aproveita os bilhetes de avião de borla que vais ter durante anos e viaja para te divertires não só em trabalho; não te esqueças de ligar mais aos amigos. É verdade que voltam mais tarde, mas nunca fiando; e nunca te desligues do Porto
- Votos para mim aos 50
Que tenha a saúde de hoje, que tenha deixado de fumar. Que a minha pele continue fantástica (porque isto de ter pele oleosa não são só más noticias). Que o meu filho não perca o juízo. Que o meu marido ainda ande por aí a largar migalhas no balcão da cozinha. Que continue a gostar de escrever e que tenha recuperado a disponibilidade e a paciência para ler, perdidas quando o meu filho nasceu.
..........................................................
Obrigada, Ana.
Para participar no nosso questionário 'Ter 40', basta enviar as respostas por email. Saibam mais aqui. Até já.
Marta
Comentários
Enviar um comentário
Conversem connosco: