Verdade e consequência



Queridas Senhoras,

uma amiga desafiou-me a participar neste Reading Challenge 2016. Não preenchi o questionário mas hoje ocorreu-me que um livro que acabei de ler é uma óptima sugestão para o ponto 2 (a book you can read in a day).

Em Abril falei aqui da sessão de estreia do Clube Literário da Amadora com Valério Romão. Na altura não tinha lido nada dele e assim continuei mais uns meses. Até que me chegou às mãos O da Joana, uma novela de 160 páginas (que faz parte de uma série intitulada “Paternidades falhadas” cujo primeiro volume é Autismo). Não o li de seguida num dia (foi em dois ou três) mas tem de facto as características para ser lido de enfiada, não só pela curta dimensão como pela vertigem ininterrupta da narrativa.

Não faltam louvores à escrita de VR (descrita como um pequeno terramoto, lúcida, capaz de iluminar os lugares mais escuros. Há mesmo quem diga que ninguém escreve como ele).

O livro é admirável. Nem sequer vou citar passagens (não o tenho aqui comigo) mas experimentem abri-lo ao calhas em qualquer página e vão sentir o jorro. A escrita rápida, vertiginosa, latejante. Lembro-me que logo na primeira página há roupa “enforcada” no estendal, o que para início de conversa é um bocado angustiante. Há angústia, há desespero, há horror. Mas não há sentimentalismo. Não sei como ele faz mas a verdade é que escreve sobre um assunto tão pungente e dramático (a gravidez e o parto de um nado-morto) sem ponta de lamechice. Com crueza e palavras ásperas, às vezes a raiar a loucura, o insólito e o limite do suportável, mas também com doçura como quem beija feridas infectadas (vejam por favor as metáforas que VR usa).

José Luís Peixoto, da mesma geração que VR (nascidos, alias, no mesmo ano, 1974), e que também escreve muito sobre a família e os afectos, é acusado de ter essa escrita sentimentalona que em VR está totalmente ausente. Não embarco no “ódio” literário ao JLP, gostei de muita coisa que li dele. Mas é interessante contrapor os dois estilos. E notar como a narrativa de VR se impõe com uma força e uma verdade notáveis.



Beijinhos a todas,

Céu



Comentários

  1. [...] aqui falei sobre este escritor que foi um dos convidados do Clube Literário da Amadora. Uma coisa [...]

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: