As sugestões de... Joana Bértholo

Foto de Vitorino Coragem

As sugestões de Joana Bértholo*

Curso

MULHERES RARAS Cultura Feminina na Literatura Portuguesa

com Rosa Azevedo

Curso online. 18-25 Novembro, 2-9 Dezembro | 19h-20h

Inscrições: mulheres.raras.info@gmail.com

«Nas publicações de referência da História da Literatura Portuguesa do séc. XX escasseiam mulheres. Por um lado podemos afirmar sem estar longe da verdade que as mulheres escreviam menos que os homens. Mas porquê? E será que se justifica que os nomes de mulheres ao longo da primeira metade do século se contem pelos dedos de uma mão? Neste curso vamos falar de uma cultura feminina, por oposição a uma escrita feminina, revelar o que se passou no século XX em Portugal, falar de escritoras, do meio onde elas tiveram de se afirmar, pensar em conjunto que fenómeno de apagamento foi este. E, acima de tudo, vamos devolver à literatura alguns destes livros e destas autoras. E, no final, falaremos do que é ser escritora mulher hoje.»

Festival

PODES

O primeiro festival de podcasts em Portugal, com workshops, painéis, podcasts ao vivo e uma entrega de prémios.

Em 2020 a edição possível terá lugar de 2 a 8 de Novembro, ao vivo e online. 

www.podes.pt

Exposição

Almada Negreiros e os Painéis

Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa | até 10 de Janeiro de 2021

«Almada Negreiros (1893-1970) é uma figura maior do modernismo português. Dedicou-se ao desenho, à pintura, à literatura, ao teatro, e, ao longo dos anos, à procura de um fundamento universal para a criação artística. Foi na geometria que encontrou uma ferramenta para estudar as manifestações artísticas de épocas passadas e, ao mesmo tempo, uma inspiração para o seu próprio trabalho.»

Lançamento + Filme

«Dois Cavalos de Turim» (Dois Dias Edições) 

na Cinemateca Portuguesa, Lisboa | 4 de Novembro

Lançamento do livro junto à livraria Linha de Sombra às 19h. No mesmo dia, é possível desfrutar do filme que deu origem aos dois textos do livro, «O Cavalo de Turim» (Bela Tárr, 2011) inserido na programação da Cinemateca, às 21h30.


*Joana Bértholo é escritora e dramaturga. 


Enviem as vossas sugestões!

São bem-vindas as sugestões dos leitores que queiram contribuir para esta rubrica. Enviem, por favor, três a cinco sugestões, com uma breve descrição dos motivos de recomendação, acompanhadas do vosso nome, profissão e foto, para o e-mail senhorasdanossaidade@gmail.com. Cabe tudo nesta rubrica: um livro, um filme, uma peça de teatro, um concerto, um local a visitar, uma performance, uma exposição...


Comentários