As sugestões de... Hermenegildo Correia


As sugestões de Hermenegildo Correia*

Cinema

Doc Lisboa 2020: 18º Festival Internacional de Cinema

Teve início no passado dia 22 de outubro. E vai decorrer até ao próximo mês de março de 2021, dividido em programas temáticos, um por mês. O primeiro momento, decorrerá até ao próximo dia 1 de novembro. Serão apresentados um conjunto de filmes, organizados a partir da temática «Sinais», em que serão projetados seis filmes, que antecipam os temas a desenvolver nos próximos meses. Neste primeiro momento decorrerá ainda uma retrospetiva do cinema da ex-república soviética da Geórgia, intitulada «A Viagem Permanente».

O segundo momento do Doc Lisboa 2020, acontecerá no período de 5 a 11 de novembro, e terá como temática as «Deslocações», em que serão vistos filmes, alguns de realizadores/as portugueses, sobre a viagem e a mudança.

O terceiro momento decorrerá no período de 3 a 9 de dezembro, tendo como temática «Espaços da Intimidade», em que serão vistos filmes sobre a família e a casa.

Os restantes momentos serão em 2021: no período de 14 a 20 de janeiro (um conjunto de filmes enquadrados pela temática «Ficaram Tantas Histórias por Contar»); no período de 4 a 10 de fevereiro (um conjunto de filmes enquadrados pela temática «Arquivos do Presente») e ainda no período de 4 a 10 de março (um conjunto de filmes  enquadrados pela temática «De Onde Venho, para Onde Vou»).

Mais informações sobre o Doc Lisboa 2020 podem ser consultadas em www.doclisboa.org.

Os filmes decorrerão na Culturgest, Cinemateca e São Jorge.

Motivo pelo qual vale a pena participar neste evento: a singularidade de muitos dos filmes, raramente passam nas salas de cinema.

Jornais

500 Ideias para Sobreviver Neste Inverno (Expresso)

Desde o passado dia 17 de outubro, o semanário Expresso, na edição de sábado, tem vindo a publicar «500 Ideias para Sobreviver Neste Inverno». Na edição de 17 de outubro constam sugestões muito interessantes de livros, filmes e restaurantes com lareira. Na edição do passado dia 24 de outubro constam sugestões de passeios no campo, passeios na cidade, séries de TV, discos e quartos com lareira.

Aguarda-se com curiosidade a publicação das «500 Ideias...» das próximas duas semanas (31 de outubro e 7 de novembro).

Local a visitar

Feira Franca de Estremoz

Aconselha-se vivamente uma viagem a Estremoz, particularmente num sábado (da parte da manhã). É que aos sábados realiza-se uma feira franca, que justifica só por si uma viagem. Nesta feira franca encontra-se de tudo: livros, CDs, DVDs, tapetes, mobiliário, pão, queijos, enchidos, fruta, azeitonas, mel, pins, capotes alentejanos, ouro, calçado, peles, etc., etc. O ambiente é cosmopolita. Vale a pena conhecer.

Depois da visita à feira, sugere-se o almoço no restaurante «Alecrim»: a comida é de elevada qualidade e a carta de vinhos também.

Depois do almoço, uma visita ao «Museu Berardo de Estremoz»: funciona no Palácio dos Henriques, conhecido como Palácio Tocha, um espaço muito bonito, onde decorre uma exposição «800 Anos da História do Azulejo».


*Hermenegildo Correia é professor aposentado da Escola Superior de Educação de Portalegre.

Enviem as vossas sugestões!

São bem-vindas as sugestões dos leitores que queiram contribuir para esta rubrica. Enviem, por favor, três a cinco sugestões, com uma breve descrição dos motivos de recomendação, acompanhadas do vosso nome, profissão e foto, para o e-mail senhorasdanossaidade@gmail.com. Cabe tudo nesta rubrica: um livro, um filme, uma peça de teatro, um concerto, um local a visitar, uma performance, uma exposição...


Comentários

  1. Adoro esta nova crónica do blog. Tem me dado excelentes sugestões sobre o que fazer. Por acaso já tinha ido à Feira Franca de Estremoz (e gostei muito), talvez pelo facto de viver mesmo ao lado de Estremoz (em Sousel). De resto, ainda não fui a nenhum nem li nada. Com a crónica do outro dia, fui ver o filme "O Fim do Mundo" e adorei! Tenho pena de não ter lido este blog antes, mas o tédio do teletrabalho levou-me até este local e agora sigo atentamente tudo o que põe aqui. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, olá! Muito obrigada nós pelo comentário tão amável. É tão raro receber comentários. E é bom saber quem está desse lado e melhor ainda poder ajudar a divulgar coisas boas. Um abraço.

      Eliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: