Phineas e Ferb, uma série genial

phineas


Queridas Senhoras

quem é que costuma ver o Phineas e Ferb? Eu vejo/ouço todas as manhãs enquanto me despacho e confesso que estou a afeiçoar-me àqueles dois irmãos, à mana adolescente Candace, ao Perry e ao resto da malta.

No domingo fui ao cinema com a Alice ver o Frozen. Aborreci-me e pensava “mil vezes um episódio do Phineas e Ferb”. Se costumam ver, já devem ter reparado. Se nunca prestaram atenção, experimentem ver um episódio e notem os detalhes. Os diálogos vivos e rápidos, as piadas com duplo sentido, o piscar de olhos aos mais crescidos e mesmo aos pais (muito, na minha opinião).

Os desenhos animados, séries e filmes, de que mais gosto são os que têm várias leituras ou camadas. Isto é, o João que tem 4 anos gosta e diverte-se com o Phineas e Ferb. A Alice, com 8, idem, apanhando já tiradas que escapam ao irmão. E eu, enquanto trato dos afazeres matinais, vou-me rindo com os diálogos surreais e as piadas malucas. Quando o enredo está particularmente interessante tenho de ir à sala ver exactamente o que se passa. O Phineas e Ferb viajaram no tempo? Estão mais velhos? Deixa-me ver! A Candace trocou de roupa com a Vanessa (a filha do malvado Dr. Doofenshmirtz) e agora está gótica (ou lá o que é)? Quero ver isso!

Um dos meus episódios preferidos é um em que os dois irmãos são detectives e o ambiente é o de um típico film noir. O Phineas faz inclusive de narrador à maneira dos policiais dos anos 40. Coloco aqui a transcrição de um desses diálogos na sua versão original (bem como o link para um excerto do episódio que se chama "Finding Mary McGuffin"):

Phineas: The sun beat down on the city like a hammer, a relentless hot beating hammer hammering down like a big metaphor that was... hot, for some reason.
Candace:(Interrupting Phineas) Stop with the narration and start finding my doll!
Phineas: For an average Joe, he gave us an above-average clue. Our next step was clear.
Lawrence: Who is he talking to?
Candace: Ugh. Don't get me started.

No Frozen e outros filmes Disney do género, um dos aspectos que menos gosto são as cantorias. Pois bem, no Phineas e Ferb até as canções, que também as há por vezes, são super divertidas. Não quebram o ritmo, encadeiam-se na acção e proporcionam em geral mais momentos cómicos.

Não exagero se disser que Phineas e Ferb está no top 5 das minhas séries preferidas!

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários

  1. Catarina Figueira15/01/14, 12:03

    Sem dúvida que é das melhores séries que já vi para crianças e também me sento a ver com os meus filhos. Adoro a frase que eles sempre dizem "Já sei o que vamos fazer hoje" que para mim quer dizer que já estão com a imaginação a funcionar a todo o gás. O que às vezes parece faltar às nossas crianças. E sim as canções são super originais.

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina, muito obrigada pelo comentário. Também gosto dessa frase e sobretudo o tom com que é dita: determinado e entusiasmado :) um beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: