Os 40 são os novos 20

1974_birthday_year_1974_vintage_brew_template_tshirt-r522a3c0891f7482383174773f8557751_8n2iw_512


Foto: Zazzle

Queridas Senhoras,

quase todas as minhas amigas fazem 40 anos este ano. Ainda em Dezembro fui à festa da E. Este fim-de-semana tive o jantar da S. Como as celebrações da Marta e da Mariana foram apenas virtuais, estes convívios marcaram o início oficial das comemorações do 40º aniversário de tantas de nós. Vai daí pus-me a reflectir um pouco sobre o que nos define e une neste ponto da vida:

- Não fazemos ideia nenhuma como chegámos aqui. Dos 20 aos 40 foi um pulo, é natural que nos sintamos umas miúdas. Quando estamos juntas divertimo-nos como tal, como se o tempo não tivesse passado. O dia seguinte é outra história (detesto o dia seguinte).

- Tivemos uma juventude muito boa. Na altura não sabíamos, claro, mas era um regabofe (comparado com as exigências da vida adulta a que ainda não nos habituámos). Acampámos com os amigos, apanhámos bebedeiras, fizemos interrails, viagens de finalistas, expos com fartura, tudo quanto havia (na altura era simples, não havia muito).

- Temos filhos. Praticamente toda a gente que conheço da minha idade tem filhos. E não são pessoas que conheci entretanto, depois de ter sido mãe, são as amigas de sempre. O filho único rivaliza com os dois filhos, é meio por meio. Três é uma raridade (quatro dá direito a aparecer na tv e nos artigos de jornais).

- A situação conjugal é o mais variada possível. Solteiras, casadas na igreja, no civil, unidas de facto, separadas, segundas núpcias, etc., etc. Sem querer fazer sociologia de bolso, é neste aspecto e no grau de estudos que me parece estar a diferença mais significativa relativamente às nossas mães (que na sua maioria eram casadas e não universitárias).

- Gostamos muito de fazer programas com os miúdos e saídas românticas com o marido/namorado. Mas não nos tirem os jantares de raparigas. Precisamos da liberdade irresponsável desses momentos.

- Damos bastante importância ao trabalho. Não tanto no sentido financeiro ou de carreira mas em termos de realização profissional. Procuramos ter empregos interessantes e que nos preencham. Pertencemos talvez à última fornada que arranjou emprego com relativa facilidade. Tememos o desemprego e a vida profissional depois dos 40.

- Apoiamo-nos muito na família. Algumas de nós ainda têm a sorte de ter avós e viver com os filhos os prazeres de uma família alargada. De resto, e por todas as razões, contamos muito com os nossos pais (que seria de nós sem eles?)

- Lutamos diariamente para conciliar tudo. Filhos, amor, trabalho, amigos, quantas vezes com prejuízo da saúde.

- Cuidamos de nós. Somos muito giras e só não digo que não parecemos ter 40 anos porque parecemos, sim. As mulheres de 40 agora são assim, cada vez mais giras :)

Beijinhos a todas, boa semana,

Céu

Comentários

  1. Gabriela Coutinho28/01/14, 13:44

    Obrigada, adorei este texto! Sou uma mocinha prestes a fazer (ainda não 40), mas 39 aninhos... E não me podia identificar mais com tudo o que escreveste! Acabaste de ganhar uma seguidora!

    ResponderEliminar
  2. Olá Gabriela, muito obrigada! (Gabriela Coutinho? Se calhar ainda somos primas...) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ola! Sou mais uma da geração de 74, com muito orgulho!! Realmente não me sinto nada com 40 (ainda vou fazer em dezembro) ... É como dizes somos umas sortudas: lindas, realizadas , divertidas , com muitas recordações e vivências mas ainda cheias de energia e prontas para qualquer desafio!!

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo Aida, totalmente de acordo. Um beijinho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: