A curgete já era

curgetes

Queridas Senhoras,

costumam fazer sopa ao domingo? E vão pôr curgete? Cuidado com isso. MEC, o mestre, em mais uma das suas preciosas lições de alimentação (qual quê? lições de vida!) alerta para a falácia das curgetes que tornam as sopas supostamente dietéticas.

Ah! as nossas manias, as curgetes, as lentilhas, o tomate-cereja, o manjericão. O orgânico, o vegan, o biológico, o slow-food, os super-alimentos e 3000 artigos sobre o que comer. Só os do último mês. Orgânica é a minha tia! Sim, a minha tia Odete, em cuja cozinha comi as melhores sopas da minha vida e só de pensar nesse sabor dá-me vontade de chorar.

Confio no MEC e na tia Odete e não devia, aliás, confiar em mais ninguém nem ler absolutamente mais nada sobre alimentação. Pena que o MEC não possa provar uma das sopas da tia Odete ou então uma daquelas massas com frango temperadas com ervas do campo, a coisa mais simples, bela e verdadeira do mundo. Comer um prato desses depois de um banho no rio Mondego, pelos idos de Agosto, desfaz quaisquer dúvidas existenciais sobre quem somos e o que andamos cá a fazer.

Não tem explicação o sabor da comida feita pela tia Odete, com ingredientes da sua horta, a sabedoria de décadas, o amor pela terra, por Deus, pela vida. Se porventura o MEC pudesse provar um dos seus cozinhados, havia de escrever uma crónica tão bela e tão boa, que só de ler conseguiríamos sentir todos os cheiros da aldeia, fumegando numa panela velha e gasta através dos tempos.

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários