Debaixo da árvore, uma ilha, um monte

Fotos: Wook





Minhas queridas Senhoras,

o meu primeiro post do ano é sobre o Natal passado; mais concretamente, sobre dois presentes muito especiais que me esperavam debaixo da árvore.

O Gonçalo oferece-me sempre livros, eu acho que nem seria bem Natal, ou aniversário, ou outra data especial, sem os livros dele. Habitualmente eu vou lançando pistas e ele resolve a questão de uma maneira muito equilibrada: metade para cada lado.

Um dos livros eu já contava receber: A Ilha, de Sándor Márai. O escritor húngaro ocupa um lugar muito especial na estante do meu coração, desde que o descobri, através da João, ao ler As Velas Ardem até ao Fim. Um livro dele chamada A Ilha parece bom demais para ser verdade - e desta vez também a capa merece uma nota muito positiva. Céu, podia ser a capa do Hotel Majestic! Os meus parabéns à Joana Tordo pela escolha.

O outro, o factor surpresa, tem uma história curiosa. Alguns dias antes do Natal estive a pôr a conversa em dia, por telefone, com a Sandra (a irmã da Senhora Susana). Surgiu o facto de a Sandra ter em casa dela dois livros meus há muito tempo, um deles de Erri de Luca, escritor que ambas apreciamos muito. Eu comentei que 'existe outro livro dele, não me lembro do nome, sobre um rapaz, esse é maravilhoso, mas perdi-o mesmo, não faço ideia onde estará'. A Sandra acabou por dizer que tinha lido recentemente o Montedidio, 'sobre um rapaz e um boomerang e um sapateiro', 'é esse mesmo!', 'que engraçado, pronto, agora já o leste, tenho que descobrir o que é feito do meu.'

O meu de há muitos anos atrás terá desaparecido sem deixar rasto, mas tenho a reedição que o meu marido detectou numa livraria e achou, sem fazer ideia de toda esta história, que eu iria gostar de ler. E (re)vou, muito.


Contem com estas duas preciosidades para as nossas trocas, daqui a algum tempo.

Beijinhos a todas,

Marta

Comentários

  1. Bom dia! Candidato-me desde já a ambos. Do sr. Márai li os outros 2 ou 3 por isso claro que quero ler A Ilha (não só a capa podia ser do Majestic como já fui espreitar a sinopse: um grande hotel costeiro, em Dubrovnik, um calor sufocante... maravilha :)). O outro não conheço mas confio inteiramente não só nas tuas escolhas, como nas surpresas do Gonçalo. Boas leituras, beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: