A elegância das francesas



Queridas Senhoras,

tornei-me fã da página French women don’t get fat. Por causa da Isabel Coutinho, do Público. Por coincidência ou não, em duas semanas seguidas, na crónica dela de domingo, elogia a elegância das francesas. Primeiro com um texto sobre o livro La Parisienne, de Ines de la Fressange que Isabel diz ser o único livro de auto-ajuda a que recorre periodicamente. E esta semana volta à carga com a crónica sobre Mireille Guiliano e o seu pequeno império à volta do conceito French women don’t get fat.

Sei que quando ouço falar na famosa elegância das mulheres francesas (que podem comer de tudo, incluindo, ou especialmente, bons queijos e vinho tinto; o segredo está em comer pouco de cada coisa e de cada vez, très peu), lembro-me sempre da Yara, uma colega minha de faculdade que, não sendo francesa, e sendo elegante e feminina por natureza, viveu muitos anos em Paris o que, para mim, contribui para lhe aumentar o encanto. É que com quatro-filhos-quatro, a Yara mantém uma elegância capaz de pôr a um canto muitas jovens de 20 anos sem o savoir-faire necessário. Pela circunstância da família alargada, mas não só, na minha cabeça associo sempre a Yara e a Mariana. Pelos quatro filhos, por serem “mulheres do mundo” e por manterem aquela graça indefinível e intemporal.

O estilo é uma coisa complicada. Mais fácil será seguir algumas dicas e truques de alimentação saudável. Confesso que devoro artigos sobre o assunto. No Verão passado, arranjei uma cantilena engraçada, que a Alice e o João também aprenderam, para decorar alguns dos alimentos que queria ingerir diariamente:

“Gelatina, tremoços
Canela, limão
Laranja, maçã
Sopa, tomate
Salsa e café!”

Cada um destes tem uma explicação, juro :)

Gostava que as Senhoras partilhassem alguns dos vossos truques. São as bagas de goji? É a sopa de alho francês para desintoxicar da Mireille? É um grande copo de água ao acordar? Litros de chá?

Partilhem as vossas dicas infalíveis.


Beijinhos, boa semana e até muito breve,

Céu






Comentários