Postal de férias III - Bolo com sardinhas na Penha



Queridas Senhoras,

E agora uma coisa completamente diferente. Um fim-de-semana sem crianças, no Norte (e ainda falta a Beira...), com base no Porto e ida a Guimarães, para espreitar o ambiente da Capital da Cultura.

Quarenta e oito horas daquelas muito bem aproveitadas, com uma "agenda" tão carregada que com miúdos seria impossível.

Se tivesse que eleger o melhor desse fim-de-semana? A Adega do Ermitão, no Parque da Penha, em Guimarães (onde chegámos através da emocionante viagem de teleférico).

No folheto da Penha vem descrito assim: "Numa gruta adaptada pelo homem, serve petiscos tradicionais, bolo com sardinha e com carne."

Tão bom!

A Adega do Ermitão, para além da parte que fica dentro da gruta, é uma espécie de restaurante de campanha, com forno a lenha onde se faz o "bolo", a base de pão onde se colocam as sardinhas fritas, um petisco delicioso que eu desconhecia totalmente (mas quem me manda a mim andar a ser enganada em restaurantes gourmet e afins? Eu digo-vos o gourmet...).



Além do bolo com sardinhas, há outros fritos (bolinhos de bacalhau, rissóis, etc.), caldo verde (não podia faltar!), chouriço assado, tudo regado a vinho branco e verde, servido em malgas (mas falhámos esta parte, bebemos cerveja, não percebemos nada isto...).

Avia-se o pedido ao balcão ("são tantas sardinhas, são tantos bolos"), a senhora embrulha tudo numa folha de papel e, depois, ou se escolhe uma mesa à fresca, dentro da gruta, ou cá fora, à sombra do arvoredo. De preferência por esta altura, em pleno querido mês de Agosto.

Melhor é impossível.

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários

  1. Que bom! Já estive na Penha mas não comi lá, foi mesmo só para espreitar. Tenho muitas saudades de Guimarães, pensava que iria lá este ano mas com o pipoquinhas é impossível fazer esse tipo de programas. Fica na agenda! Beijinhos grandes a todas!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,

    Fico radiante ler estas palavras. Esta adega é gerida pelo meu avô à mais de 50 anos e é sempre bom ter feedback dos nossos clientes.

    Atentamente,
    Sofia Ferrnandes

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: