Dear old boy, you're a fool



Boa tarde queridas Senhoras,

queria partilhar convosco um artigo que muito me divertiu, pode ser que também achem piada. É uma recensão crítica ao livro "Lives of the Novelists - A history of fiction in 294 lives" de Jonh Sutherland, feita por Robert Gottlieb. Ambos ilustres desconhecidos para mim, até à semana passada. O primeiro é um prestigiado académico, professor de Literatura Inglesa Moderna na University College London. O segundo é um escritor e editor americano que já foi editor do The New Yorker.

O artigo saiu sábado passado no suplemento literário do Diário de Notícias e é a tradução da recensão publicada em Agosto no The New York Review of Books.

Bem, basicamente, o que tanto me divertiu foi a forma cáustica e demolidora como Gottlieb dá cabo de um calhamaço de 800 páginas, que levou ao pobre Sutherland não sei quantos anos a escrever, além do tempo que passou a ler cerca de 3000 romances. Mais coisa, menos coisa.

A crítica é severa mas cheia de (pretensa) respeitabilidade e ironia fina. G. deita abaixo os critérios de S., os autores que escolheu e os que deixou de fora, acusa-o de ter ficado parado no tempo, de privilegiar os escritores com os quais cresceu e de ignorar vários contemporâneos.

Depois, o próprio conteúdo é fortemente massacrado, com acusações de auto-plágio, erros básicos e factuais, e uma paródia ao facto de S. insistir muito na vida sexual dos seus romancistas. Só lendo, é hilariante.

Mas o mais engraçado é o facto de G., que às tantas diz que S. está limitado pelo seu tempo, pela altura em que cresceu e nasceu (1938), ter, ele próprio, nascido em 1931!

Portanto, o que temos aqui são dois old respectable boys, de 74 e 81 anos, a picarem-se (há uma resposta de S. a G. e ainda uma contra-resposta), deixando, por vezes, cair a capa de deferência académica e intelectual.

Espero que se divirtam com a leitura e bom fim de semana!

Beijinhos,

Céu

P.S. Resposta do Sutherland , numa carta ao editor, e a contra-resposta do Gottlieb:
www.nybooks.com/articles/archives/2012/oct/11/lives-which-novelists/?pagination=false

Comentários

  1. Querida Ceu,

    Vou já ler, e a minha cara. Nada como ler criticas e insultos com sotaque "Old School", diverte-me tanto!!!

    bjs e com fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Olá Senhoras, acho que os links que coloquei não permitem ler o artigo na íntegra, tem de se pagar....é uma pena. De qualquer forma, e Mariana, se gostas de acompanhar estas polémicas, aqui fica o link para a resposta do Sutherland a este artigo, numa carta ao editor, e a contra-resposta do Gottlieb
    http://www.nybooks.com/articles/archives/2012/oct/11/lives-which-novelists/?pagination=false
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: