LEGO mental

Escultura em LEGO de Nathan Sawaya






Queridas senhoras,

brincar com LEGO é uma das minhas redescobertas preferidas desde que sou mãe. Mas hoje quero falar-vos de outro tipo de, enfim, brincadeira.

Tenho andado mais arredada daqui por causa da costureira de palavras, como sabem. Ainda estou a aprender a conciliar esta minha recente aventura com todas as outras. Mas lá chegarei. Entretanto, estou a saborear esta escrita-sem-intermediários, este contacto directo com quem precisa de palavras por medida, este processo que faz tão intrinsecamente parte de mim e que me faz tão feliz.

O feedback tem sido extraordinário e verdadeiramente lisonjeador. Eu sempre achei que não sabia fazer nada, enquanto invejava as pessoas dotadas de dons visíveis, materializáveis, como a cozinha, o desenho, a agricultura, a caligrafia. Penso que até é capaz de ter nascido daqui o nome da costureira de palavras; afinal, assim até soa a 'fazer qualquer coisa'.

«Creativity is just connecting things. When you ask creative people how they did something, they feel a little guilty because they didn’t really do it, they just saw something. It seemed obvious to them after a while. That’s because they were able to connect experiences they’ve had and synthesize new things. And the reason they were able to do that was that they’ve had more experiences or they have thought more about their experiences than other people. Unfortunately, that’s too rare a commodity.» 
Steve Jobs 

Quando descobri esta citação do sr. Jobs, fez-se luz no meu até então pobremente iluminado auto-conceito.

«Because creativity, after all, is a combinatorial force. It’s our ability to tap into the mental pool of resources — ideas, insights, knowledge, inspiration — that we’ve accumulated over the years just by being present and alive and awake to the world, and to combine them in extraordinary new ways. In order for us to truly create and contribute to the world, we have to be able to connect countless dots, to cross-pollinate ideas from a wealth of disciplines, to combine and recombine these ideas and build new ideas — like LEGOs. The more of these building blocks we have, and the more diverse their shapes and colors, the more interesting our creations will become.»
Maria Popova

E quando li esta apresentação de Maria Popova, uma senhora-mais-ou-menos-da-nossa-idade que faz parte das minhas leituras diárias e de quem eu sou admiradora confessa, percebi que, afinal, é isto que eu faço: LEGO mental.
Não podia estar mais satisfeita com a costureira de palavras; sobretudo, numa altura em que o meu day job me desiludiu. Tenho os meus LEGO, 24 horas por dia, 7 dias por semana, and lovin' every minute of it.

«No layoff
from this
 condensery»


Bom domingo a todas!

Beijinhos,

Marta

Comentários

  1. Adorei o remate com a grande D. Parton!

    Bisous,
    s

    ResponderEliminar
  2. Querida Susana, que saudades! É tão bom saber que andas por aqui... Temos que arranjar maneira de pôr a conversa em dia.

    Beijinhos muito grandes

    Marta

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: