Stein dos pequeninos em grande

Ilustrações de Giselle Potter para texto de Gertrude Stein

"Alphabets and names make games and everybody has a name 
and all the same they have in a way to have a birthday"


Queridas Senhoras,

acabei de descobrir que a sra. Gertrude Stein também escreveu para miúdos (sabias, Céu?)

Foi através das ilustrações que cheguei lá. O trabalho de Giselle Potter chamou-me a atenção (Susana, as colagens das letras são tão o teu estilo!) e, durante as pesquisas, surge-me o lançamento, em 2011, de uma verdadeira pérola: To Do: A Book of Alphabets and Birthdays (go to Amazon.com, Mariana!)

O manuscrito data de 1940 e foi sucessivamente rejeitado pelas editoras por ser considerado demasiado complexo para crianças. Só dez anos após a morte da escritora a obra viu a luz do dia, pela mão da Yale University Press, numa edição de texto.

Agora, dizem os entendidos que Stein está, finalmente, vingada: as ilustrações de Potter colocam este livro nas mãos de quem melhor o entenderá e apreciará: as (tão frequente e insensatamente) subestimadas crianças.

Como é que andamos de leiturinhas por essas casas?

Beijinhos a todas,

Marta



 

Comentários

  1. Isto é muito bom, Marta, obrigada! Claro que não fazia ideia a Stein tinha escrito para crianças. Gosto muito de descobrir esses livros inesperados, de autores que não estamos à espera que tenham livros infantis. Foi assim que há poucas semanas comprei um da Sylvia Plath que escreveu vários livros para crianças, eu é que não fazia ideia. Este da Stein é um mimo, que maravilha. Os jogos de palavras dela parecem-me perfeitos para miúdos. Que óptima sugestão! beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: