Reading allowed

Queridas Senhoras-que-lêem,

mesmo quando estou muito tempo sem aqui vir, não há dia que não junte qualquer coisinha à pasta de 'publicáveis'. Depois, quando vou rever as escolhas, é comum encontrar ideias que se complementam - e, ah, co'a breca, como eu gosto disso!

O poeta norte-americano Strickland Gillian escreveu um poema que me vem à memória sempre penso naquelas coisas em que só os pais pensam, como 'será que vou conseguir ajudá-lo a querer saber, a querer conhecer, será que vou conseguir transmitir-lhe a curiosidade e a capacidade de espanto que, para mim, estão na base da felicidade?'

Vem-me à memória o primeiro verso, claro, não sei o poema de cor. Mas gostava que o Francisco me recordasse (daqui a 100 anos) assim:

I had a Mother who read to me
Sagas of pirates who scoured the sea,
Cutlasses clenched in their yellow teeth,
"Blackbirds" stowed in the hold beneath

I had a Mother who read me lays
Of ancient and gallant and golden days;
Stories of Marmion and Ivanhoe,
Which every boy has a right to know.

I had a Mother who read me tales
Of Gelert the hound of the hills of Wales,
True to his trust till his tragic death,
Faithfulness blent with his final breath.

I had a Mother who read me the things
That wholesome life to the boy heart brings-
Stories that stir with an upward touch,
Oh, that each mother of boys were such!

You may have tangible wealth untold;
Caskets of jewels and coffers of gold.
Richer than I you can never be-
I had a Mother who read to me.
Strickland Gillian

A condizer, quatro quadros. Os primeiros três escolhi-os de entre um especial de pintura publicado no Berfrois sobre Ladies who Read; o quarto tomei a liberdade de acrescentá-lo (não posso crer que tenham deixado 'o Hopper' de fora. Céu, tens que ensinar estes senhores a fazer 'especiais').

A Reader of Novels, Vincent van Gogh, 1888
Girl Reading, Harold Knight, 1932
Girl With a Book, Aleksandr Deyneka, 1934
Hotel Room, Edward Hopper, 1931

Identifico-me com o último - porque é um Hopper e porque passei alguns anos da minha vida constantemente em viagem, sozinha (ou nem tanto, sempre na companhia de livros.) E vejo a Susana no primeiro, a Mariana no segundo e a Céu no terceiro. O que me dizem, Senhoras-que-lêem?

O que diz este senhor é outro assunto que desperta sempre, sempre, o meu interesse. Apresento-vos o meu slam poet preferido, um homem adorável: o sr. Taylor Mali, aqui a declamar, só para nós, Reading Allowed:


Boas leituras!

Beijinhos,

Marta

Comentários

  1. Vi agora o vídeo, adorei, é muito bom. Obrigada Martinha. E obrigada por me teres chamado a atenção para ver mesmo o vídeo :) Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: