As amigas do Joaquim



Queridas Senhoras,

via Isabel Coutinho na revista do Público desta semana, aqui vai uma sugestão de leitura e descoberta para todas nós: a prosa do cronista brasileiro Joaquim Ferreira dos Santos (JFS), d' O Globo, e, mais concretamente, as histórias de mulheres contadas por ele no livro Minhas amigas – Retratos afetivos.

“Não é muito ofício. Procuro mulheres, no sentido literário da coisa. Gordas, magras, ricas ou pobres. Não importa. Mulheres reais que estejam dispostas a contar histórias de suas vidas cotidianas. Nada épico, nada que tenha mudado o curso da Humanidade, mas que seja saboroso e, de causo em causo, deixe que todas as outras mulheres se identifiquem.” (JFS)

São 100 histórias, de base real, que contam episódios da vida de mulheres brasileiras, amigas ou conhecidas do escritor. Pequenos dramas ou comédias, amores e desamores, desejos, medos, lutas, conquistas, sonhos.

“A mulher que Joaquim retrata é poderosa, venceu etapas terríveis contra o preconceito, chefia batalhões, é uma guerreira urbana, mas é capaz de dormir no sofá da sala à espera de que o namorado chegue na manhã seguinte para matar a barata que a expulsou do quarto. Sofrem, mas cada vez mais riem de seus dramas. Continuam atrás do príncipe encantado, mas, enquanto ele não vem, divertem-se. E isto as torna ainda mais "irresistíveis".” (Globo, 05/05/12)

Em formato de crónica ou pequeno conto, muitos deles humorísticos:


Não conhecia o livro nem o autor (que aparece referido como o maior cronista brasileiro da actualidade) mas fiquei com vontade de conhecer as 100 histórias e as 100 mulheres.

O que nos dizes, Mariana? Costumas acompanhar os textos do Joaquim? Já tinhas apanhado alguma destas histórias?

“Procuro mulheres capazes de revelar nesses flashes um pouco da essência feminina em 2011 e que ao final, reunidas umas 200 histórias, eu tenha uma amostra sem pompa, sem números do IBGE, de como elas vivem seus novos dramas e comédias. Elas invadiram o mercado de trabalho, o Palácio Alvorada e são responsáveis pela manutenção de quase metade das famílias brasileiras — mas como reagem quando mais um bonitão com que estão saindo revela, na quinta noite de jantares e papinhos sobre grifes italianas, que é gay?” (JFS)

Que leitura boa.

Beijinhos e boa semana para todas,

Céu

P.S. Estou com  saudades vossas! :)


Comentários

  1. Céu,tu andas a carregar o blog às costas !!!
    Prometo amanhã publicar um post sobre a excelente estadia no Douro,é só passar as fotos,prometo!
    Aliás era minha intenção que tivesse ficado a seguir ao teu post Não é suposto jantar fora ao Domingo,porque também não é suposto ir dormir fora a uma quarta feira com filhos em idade escolar !!!
    bj

    ResponderEliminar
  2. e não disse que gostei muita desta descoberta literária! Sempre atenta !

    ResponderEliminar
  3. Susana, estou em pulgas para ler sobre a estadia no Douro. Ainda por cima a meio da semana. Que ousadia, de facto :) beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: