A vida é mais fácil na Primavera





Queridas Senhoras,

é com uma pontinha (grande) de orgulho que digo que atravessei o Inverno sem falhar a corrida um único dia da série semanal a que me tinha proposto (três dias durante a semana mais o domingo). Três em cada cinco dias úteis levantei-me cedo (ridiculamente cedo) para correr antes de começar o dia. Tão cedo que, no pino do Inverno, regressava a casa antes de ser manhã clara. Corri à chuva e ao frio, achei que era maluca mas depois senti-me sempre óptima. Acho que o truque é só um e muito simples: não arranjar desculpas, não ceder perante nada que não seja uma impossibilidade real. Falhar uma vez abre caminho a falhar a segunda e por aí fora até à desistência.

Lembro-me muitas vezes de um post da Marta em que ela referia esta citação, não me recordo qual o autor: “as pessoas felizes fazem uma coisa difícil todos os dias.” Não tenho presente a teoria nem o contexto desta frase mas acho que é uma coisa intuitiva, que todos sentimos. A sensação de dever cumprido, de enfrentar chatices, resolver coisas pendentes, não adiar mais, vencer a inércia. É engraçado como a mais pequena coisa que se resolva tem logo uma recompensa imediata que é sentirmo-nos bem, mais leves e eficazes. E depois há o efeito de as coisas difíceis se tornarem fáceis porque se tornam hábitos, vão sendo são incorporadas e facilitadas pelas circunstâncias.

No caso da corrida, depois de ter atravessado o Inverno a sair de casa noite fechada, sabe-me agora a prémio correr com a luz clara da manhã e com o cheio primaveril que comecei a sentir no parque nas duas últimas semanas. Agora é canja. Tudo é mais fácil quando os dias são maiores, tudo se torna mais suave com a chegada da Primavera.

Os meus pensamentos estão agora com quem atravessou o Inverno com bebés pequeninos, como a minha irmã e, sobretudo, os meus queridos amigos Carla e Diogo, que foram pais de gémeas e não tiveram a vida facilitada. Todas sabemos como é difícil passar o Inverno com bebés recém-nascidos, estar fechada em casa com medo de vírus e infecções, os dias escuros e solitários. Mas daqui para a frente tudo será mais fácil! Pelo menos antes de se tornar novamente complicado, a cada nova fase, com novas aprendizagens. Mas por agora é aproveitar o facto de o sol nos facilitar a vida, assim como os cheiros bons da natureza, e daqui a nada, a temperatura amena. Para que esses bebés lindos possam enfim sair de casa e os papás também. E nada me soa tão bem como estarmos todos juntos num jardim ou a passear junto ao rio, logo, logo que seja possível. A deitar a língua de fora ao Inverno e a rir das coisas difíceis.


Beijinhos e boa semana para todas,

Céu

Comentários

  1. Que maravilha, Céu, és mesmo uma guerreira! Mereces agora uma longa primavera, um verão de manhãs amenas e um outono sereno e dourado para te preparares para o próximo inverno.

    Neste texto tocas numa das minhas mais recentes feridas. O Francisco nasceu em Janeiro, num ano muito frio e chuvoso, e aqueles primeiros meses foram mesmo, mesmo duros. Por isso, estou contigo a 100%: viva a primavera, mamãs!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: