Começar a correr após os 40 – guia para totós

10010122_10153989438625192_1769310451_o
Queridas Senhoras,

incumbe-me a senhora Marta de escrever sobre um post de apoio/incentivo às senhoras da nossa idade que querem começar a correr mas ainda têm algumas reticências. Vamos a isso! Se tiverem mais questões, coloquem por favor as vossas dúvidas e eu tentarei encontrar respostas.

ANTES

Comprar 1 ou 2 pares de ténis adequados
- Como não vamos (por enquanto) correr maratonas, não precisam de ser ténis extremamente avançados (i.e. caros). Quaisquer ténis indicados para corrida servem. Que isso não seja desculpa para não começar (o meu combate é contra as desculpas, faço tudo para não arranjar desculpas). Digo dois pares em vez um pela mesma razão: se um ficar sujo/molhado/estragado têm logo outro à mão. E se correrem todos os dias, convém alternar o calçado.

Comprar um ou dois soutiens de desporto
- Os ténis e o soutien são o único equipamento “técnico” realmente indispensável. Não costumam ser baratos. O que eu descobri desde que comecei a correr é que o Lidl (supermercados) faz frequentemente promoções de roupa e calçado desportivo. Os meus soutiens são de lá, assim como os ténis, excepto o primeiro par que tive que é de “marca”.

Prever um impermeável para os dias de chuva
- Não é necessário comprar um daqueles desportivos todos artilhados. Qualquer impermeável largo e confortável serve. Convém tê-lo por causa das desculpas. Uma chuvinha molha-tolos (ou totós) não pode ser motivo para ficar em casa.

O resto da roupa
- É como se sentirem melhor. O importante é estarem muito confortáveis, a roupa não deve incomodar nem ser empecilho de forma nenhuma. Por que senão, em vez de correr, estamos a ajeitar as calças, a compor a t-shirt, a puxar as meias. Hoje em dia tenho meias desportivas, uma série de leggings, casacos de fato de treino, etc. que fui adquirindo ao longo do tempo. Mas de início não tinha nada excepto um par de ténis. Vai-se improvisando. Ah! uma das coisas que arranjei logo de início foi uma pequena bolsa para levar as chaves e algumas moedas (se porventura quiser comprar pão no regresso a casa).

O que comer antes de correr
- Corro de manhã muito cedo, pouco tempo depois de acordar. O que me habituei a comer antes da corrida: uma banana com mel e canela. Não convém ingerir lacticínios nem nada muito pesado. Fruta é uma boa alternativa, acompanhada por exemplo de tosta, bolacha ou bolo seco. Há pouco tempo descobrir que se beber chá preto antes de correr tenho mais força nas pernas. Não sei se é prejudicial ou não. Sei que resulta! Também sei que beber café meia hora antes do exercício faz acelerar o metabolismo e gastar mais calorias.

Aquecimento
- Não é preciso gastar muito tempo, cinco minutos bastam, mas é essencial aquecer os músculos, espevitar as articulações, principalmente se vamos correr de manhã e o corpo ainda está perro. Costumo ter especial atenção com os joelhos e tornozelos.

Consultar o médico
- Manda o bom senso, se não estamos habituadas a fazer desporto, consultar o médico antes de iniciar qualquer actividade desportiva, sobretudo se for intensa. Mesmo que estejamos habituadas é aconselhável fazer análises de dois em dois anos para saber se está tudo ok.

DURANTE

Andar e correr
- Se não quiserem começar logo a correr, optem por andar. No local onde costumo correr há um grupo jeitoso que já anda por ali há muito tempo. A maioria são pessoas de 50, 60 e 70 anos. Muitas delas faziam/fazem apenas caminhada e não corrida. Depois algumas começaram a intercalar a caminhada com a corrida. Por exemplo, correm uma volta (700 metros), andam duas. Pelo que sei, é aconselhável começar assim, um bocado a andar, um bocado a correr. Julgo até que isso tem mais benefícios do que correr tudo seguido.

O percurso
- Escolham o percurso o mais agradável possível mas, lá está, que isso não sirva de desculpa. Eu não gosto muito de correr às voltas, em circuito, mas durante a semana é isso que faço. E arranjei estratégias para que o percurso seja mais agradável. Por exemplo, agora que chegou a Primavera é delicioso sentir o cheiro das flores frescas pela manhã. Uma coisa que também noto é que os primeiros dois quilómetros custam mais do que os dois seguintes. Por isso não tomem os primeiros sinais de fadiga ou recusa do corpo como definitivos. Depois do esforço inicial, o corpo adapta-se. E é aqui que o chá preto também tem ajudado (mas não se fiem nisto, não sei se faz bem!).

Duração
- Costumo correr 6 km durante os dias de semana e 8 km ao fim-de-semana quando tenho mais tempo. O tempo que gasto, desde que saio até que regresso a casa, é em média uma hora (menos durante a semana, mais ao fim de semana). É o tempo que tenho disponível e penso que é suficiente. Prefiro correr um bocado todos os dias do que uma grande distância uma ou duas vezes por semana. Adaptem o percurso e a duração da corrida às vossas circunstâncias.

Companhia
- Se gostam de correr acompanhadas e se têm facilidade em arranjar companhia, força. Duas amigas podem juntar-se e puxar uma pela outra. No entanto, o mais provável é que seja difícil conciliar horários, vontades, etc. E é claro que não ter companhia não pode ser desculpa. Para muita gente (não é o meu caso), a música é indispensável e boa parceira.
DEPOIS

Alongamentos
- É essencial estirar os músculos depois da corrida e é um momento que adoro. Aqueles 5/10 minutos a seguir são profundamente recompensadores. A energia a circular pelo corpo é super revigorante. Costumo alongar bem as pernas, os braços e fazer torções e retroflexões para descomprimir a zona lombar (este palavreado vem do ioga, cujos movimentos incorporo nesta fase).

O que comer depois do treino
- A seguir à corrida tomo o pequeno-almoço como normalmente (em geral iogurte natural e torrada). Não ingiro qualquer suplemento nem nenhum reforço especial por andar a correr. Habituei-me foi a comer uma banana por dia porque realmente é uma fruta muito prática e saciante. De resto como sopa ao almoço e jantar, três ou quatro peças de fruta por dia e tremoços ao lanche. Quando me lembro, como os benditos frutos secos mas é menos prático e mais caro do que os tremoços.

O resto do dia
- Sinto-me sempre melhor nos dias que corro do que nos outros. Sei que nem sempre é possível, mas sou cada vez mais adepta de fazer exercício todos os dias. O dia corre melhor, a cabeça está mais fresca, o corpo responde melhor às solicitações e à noite o sono é mais profundo. Contudo, penso que quem corre ao final do dia pode experimentar dificuldade em adormecer.

Hábito
O objectivo deve ser fazer da corrida um hábito, algo que não se questiona. Faz-se e pronto. Para que se torne um hábito só temos que nunca desistir. É um dia a seguir ao outro e quando damos por nós já se entranhou.

Vamos lá?

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários

  1. Catarina Figueira08/04/14, 12:01

    Obrigada pelas dicas. Eu não me consegui motivar para correr e por isso inscrevi-me no ginásio para assumir um certo compromisso com a ideia de fazer exercício. Estou a ir 2 ou 3 vezes por semana por volta das 8h antes de ir trabalhar e sabe tão bem. Se há uns anos me dissessem que ia frequentar um ginásio a essa hora e gostar ter-me-ia rido à gargalhada. A nutricionista do ginásio disse para não beber leite antes do treino e que podia beber café ou chá verde para dar energia. Eu bebo chá preto que prefiro. E espero daqui a uns tempos começar a correr por aí.

    ResponderEliminar
  2. Força Catarina! Muito obrigada pela partilha! Agora com a Primavera sabe melhor fazer exercício ao ar livre. Eu andei muito tempo em ginásios mas acho que não há como a liberdade de andar cá fora, a correr por aí... beijinhos obrigada

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: