Dirty talk

main-qimg-b3d8b3655ea43e5ec1abc160162c010a

Queridas Senhoras,

em poucos dias fiquei a saber que tenho pedras nos rins, um angioma no fígado, varizes no útero e a bexiga descaída. Como? Pois. Isto nem sequer é conversa para aqui, é para a sala de espera do Centro de Saúde. É que já me estou a imaginar ao pé das senhoras da minha idade a discutir varizes. Caramba, ao que a gente chega. Bexiga descaída? Mas quem é que me manda a mim ir ao médico?

Nesta altura do ano, de dois em dois anos, tenho por hábito marcar consultas para pedir análises, ver se está tudo bem, etc. Mas nunca tinha sido tão insultada na minha vida. Varizes no útero?! A tua mãe!

Fora de brincadeiras: tenho aquelas coisas todas, de facto, mas nada que inspire cuidados para já. Mas tenho de vigiar. Já viram que deprimente? Já tenho maleitas que requerem vigilância, que devo manter debaixo de olho. E ainda me faltam as análises, a prova de esforço, a mamografia e mais alguma coisinha que por aí venha.

Que vulnerável fico quando ando pelos médicos e a fazer exames! Se são brutos ou menos atenciosos, sinto-me ofendida. Se são afáveis e doces perante as minhas fraquezas, fico mariquinhas, sinto que estão a ser paternalistas.

Quando me falaram em bexiga descaída só me ocorreram as descrições de decadência física nos livros do P. Roth onde os homens têm sempre problemas na próstata. Pelo menos isso não me apanha.

Agora a sério: vão ao médico, façam os vossos exames de rotina e todos os que o médico mandar.

Ah! E façam os vossos exercícios do períneo. É válido para todas: grávidas, não-grávidas, recém-mamãs e daí em diante. O assunto não é lá muito falado (não tem grande glamour, é como falar de incontinência, que é o que nos espera se o períneo não estiver operacional - e pronto, a incontinência já foi oficialmente mencionada neste blogue) a não ser nas aulas de pré e pós-parto, mas é muito importante para todas as mulheres, principalmente as que já foram mães. É só mais uma rotina a acrescentar às 1001 que já temos de incorporar, certo?

 

Bom fim de semana, beijinhos a todas!

Céu

Comentários

  1. Agora que já falámos aqui de incontinência, já podemos falar de tudo, não é verdade? Eu tive as férias ensombradas por uma infecção urinária, não me acontecia há tantos anos, é mesmo um petisquinho. E a minha preocupação da saison são as varizes nas pernas. Já deixaram de ser apenas feias para começarem a incomodar-me. Enfim.

    ResponderEliminar
  2. O problema é começar, depois perde-se o pudor em falar de certas coisas. A minha grande preocupação da saison, como dizes, é há muitos anos os benditos pêlos encravados. Hei-de ser a última a aderir ao laser ou à depilação definitiva ou lá o que é. Não tenho paciência :) As melhoras dessas varizes! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: