Livros às camadas





Queridas Senhoras,

queria partilhar e receber mais sugestões de livros para crianças que os adultos também gostem de ler. Os dois exemplos que tenho à mão, mas muitos mais haverá, são As Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira, e Os Livros que Devoraram o Meu Pai de Afonso Cruz.

O primeiro é um prodígio de vocabulário, uma maneira de dizer que já não estamos a habituados a ler ou a ouvir. Lograr em vez de conseguir. Palavras difíceis aos montes, termos caídos em desuso, metáforas de encanto (chovia como se a nuvens estivessem forradas de olhos), ironia ao pontapé, gozo descarado com os lugares-comuns.

O segundo é um ritual de iniciação. Uma viagem inaugural pela literatura mundial que mergulha, em jeito de aventura, nalguns dos maiores clássicos de todos os tempos.

É daqui que retiro a passagem que explica exactamente aquilo que pretendo quando peço sugestões de livros para todas as idades:

"Sim, porque a leitura das coisas pode ter muitos andares. Soube pela minha avó que um tal Origínes, por exemplo, dizia haver uma primeira leitura, superficial, e outras mais profundas, alegóricas. Não me vou alongar por este tema, basta saber que um bom livro deve ter mais do que uma pele, deve ser um prédio de vários andares. O rés-do-chão não serve à literatura. Está muito bem para a construção civil, é cómodo para quem não gosta de subir escadas, útil para quem não pode subir escadas, mas para a literatura há que haver andares empilhados uns em cima dos outros. Escadas e escadarias, letras abaixo, letras acima."
(Os Livros que Devoraram o Meu Pai, p. 14-15)

Que outras sugestões têm?

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários

  1. Que óptima sugestão! Muito obrigada! Mas como desencantaste exactamente o que pedi, "o livro é o infanto-juvenil perfeito"?

    ResponderEliminar
  2. Foi um dos 'recortes' das leituras de férias do feedly, estava bem fresquinho na memória!

    ResponderEliminar
  3. [...] pela curiosidade procurei a ficha sobre As Aventuras de João Sem Medo, de que já falei aqui, e que considero o melhor livro que já li com os miúdos. Esta obra é objecto de várias [...]

    ResponderEliminar
  4. [...] demasiado assustadoras ou tristes às crianças? Por vezes, tenho receio de exagerar. Já aqui falei da obra Os Livros que Devoraram o Meu Pai de Afonso Cruz. Li-o logo assim que o comprei mas [...]

    ResponderEliminar
  5. [...] começou com As Aventuras de João Sem Medo. Depois disso, já lemos uma versão juvenil do Ulisses, As Aventuras de Thore Isbiorn no País dos [...]

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: