Um livro-disco de confiança



Queridas Senhoras,

se o Senhoras da Nossa Idade resolver inaugurar uma rubrica de Sugestões de presentes de Natal, deixem-me começar por recomendar o livro-disco Mão Verde. A música é de Pedro Geraldes (Linda Martini) e as letras de Ana Matos Fernandes, mais conhecida por Capicua.

A Alice recebeu-o pelo aniversário e entrou logo no nosso esquema de leituras diárias. Neste caso leitura-escuta. Um poema-música por dia. Aconteceram várias coisas engraçadas e dignas de nota. Desde logo, os miúdos não se contentaram com uma faixa por dia. Queriam mais. Depois, quiseram repetir várias vezes as faixas preferidas. Aprenderam os refrãos, e parte do resto das letras, com muita facilidade.

Como diz a apresentação, Mão Verde é um disco-livro ecologista, que fala da terra, das plantas, dos animais, de reciclagem, de alimentação consciente, de aquecimento global... O nome vem da expressão francesa “avoir la main verte” que significa ter jeito para cuidar da terra.

Mas os poemas extravasam o âmbito puramente ambientalista. Partindo da ligação à terra, discutem-se preconceitos, questões de identidade, de género e até filosóficas. Veja-se o caso d’ A fábula não moralista (todos se aninham e fazem o ninho, tocam-se e fazem a toca) ou do Quente&frio em que o aquecimento global é pretexto para considerações sobre a passagem do tempo, o Verão que é tão curto para uns e longo para outros.

Sugeri à Alice e ao João que treinassem uma das músicas que mais gostassem para apresentar na Noite de Natal. Vai ser o Confio(Des)confio. Foram eles que escolheram mas à partida eu também confio em quem canta:

Desconfia de quem diz que cor-de-rosa é para meninas
Que os rapazes nunca choram e não brincam às casinhas







Beijinhos a todas,

Céu

Comentários

  1. [...] livro de que vos quero falar hoje tem alguns pontos de encontro com a sugestão que a Céu nos trouxe há dias. E, sim, pode muito bem ser um presente de Natal. É uma obra actual, portuguesa, descomplexada e [...]

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: