Irmã da nossa idade



Queridas Senhoras,

a minha irmã faz hoje 40 anos. Acho que este blogue é sobretudo sobre a passagem do tempo. Senhoras da Nossa Idade — sempre achei este nome formidável. No início falávamos sobre os dramas do fim da juventude, éramos jovens mães, e olhem para nós agora. Estamos umas senhoras, voltámos a ter tempo para filosofias.

A minha irmã faz hoje 40 anos. O que significa que tudo mudou. E tudo está exactamente na mesma. Temos por hábito assinalar aqui datas importantes, aniversários redondos, a entrada das crianças na escola, os ciclos que começam e acabam. Mas sob a superfície desse avanço inexorável, somos cada vez mais as mesmas. Os nossos traços acentuam-se e não estou a falar das rugas de expressão.

Ganhei muita consciência disto nos últimos dois anos porque perder o emprego abalou-me profundamente, senti-me desligada de mim, tive uma necessidade enorme de recuperar referências e pontos de amparo. A minha irmã é um dos pontos essenciais desse mapa de salvação. Ela lembra-me quem sou, quem quero ser. Pelo entusiasmo e pela luta, contra a indiferença e a resignação. Ela ajuda-me a não esquecer que é sempre tempo de filosofia e de poesia. Tal como a Marta, minha irmã de blogue.

Falamos muito sobre a passagem do tempo, aqui. E à medida que o tempo passa, e algumas exaltações se vão aquietando, o que me fascina é sobretudo o fio que une a infância à velhice. Ter uma irmã é assim como encontrar sempre o mesmo sorriso de encorajamento de uma ponta à outra do fio.


Parabéns, mana!





Beijinhos a todas,

Céu

Comentários