Estamos todos bem (à mesa)

Queridas Senhoras,

não sei que tipo de relação têm com a comida, mas chego à conclusão de que a alimentação está bem no centro da minha vida. Já aqui falei várias vezes sobre o facto de as refeições, durante o confinamento, ocuparem boa parte das nossas preocupações. Seria de esperar que estivéssemos fartos de tudo o que gira à volta da mesa, e no entanto é espantoso o quanto nos conseguimos entusiasmar com uma boa refeição, planear refeições futuras, ansiar por refeições nos restaurantes a que queremos voltar depressa. Gostamos de comer. E gostamos do que sentimos quando comemos.

Por vezes, decretamos que vamos ser muito frugais, mais desprendidos, afinal faz bem comer pouco e andamos realmente a exceder-nos. Só que o melhor da vida, muitas vezes, acontece à mesa. Muitas das nossas melhores memórias estão associadas a almoços ou jantares inesquecíveis. Dos passeios que fazemos, as recordações mais vívidas são dos restaurantes que visitámos. Enquanto as crianças são pequenas, frequentar restaurantes com elas pode ser fonte de stress, verdade. Mas à medida que vão crescendo, tornam-se também apreciadoras e reconhecem o valor dessas experiências, às vezes mais do que a visita a monumentos ou paisagens. Por isso, mencionam frequentemente a vitela de Celorico da Beira, as sardinhas de Cascais ou salada de polvo do Algarve. E agora que não vamos a lado nenhum, essas memórias tornam-se muito queridas e preciosas.

Se pensamos nos amigos e na família alargada, são também as refeições que vêm à lembrança. Incontáveis refeições partilhadas, de norte a sul do país, muitas vezes comendo em excesso, é certo, mas quem trocaria os 5 ou 7 kg a mais por todo esse património acumulado?

Estar à mesa é muito mais do que comer. Pode ser fonte de tensão, quando as coisas estão complicadas, se as pessoas não estiverem dispostas a um entendimento. Mas se houver vontade, é o lugar onde as tensões se diluem, os olhares se encontram, os sorrisos se abrem, na pura volúpia de partilhar bons alimentos com aqueles de quem gostamos. 

Bom apetite!

Até para a semana,

Céu

Comentários