Conta-me como foi...na Amadora


Queridas Senhoras,

vejam só o que eu encontrei hoje na Feira de Colecções da Amadora: um livro de banda-desenhada sobre a história da cidade. A desculpa foi "olha que giro para os miúdos saberem como a Amadora era antes". E claro que também é por isso.

Mas eu própria adoro saber coisas sobre o passado da minha terra. Do tempo em que eu era pequena, que já pertence a um passado (o externato Rainha Santa Isabel já não existe...), do tempo em que a minha mãe aqui cresceu, e ainda havia quintas por todo o lado, e do tempo  muito antigo, da Porcalhota, do coelho guisado do Eça e da chegada do comboio, antecedida pelo Larmanjat.

E de toda esta gente que hoje só conhecemos pelos nomes das ruas e dos edifícios. Vamos lá então saber quem foram o Delfim Guimarães, o Roque Gameiro, o Santos Matos, o Cardoso Lopes. E o Tiotónio e O Mosquito, uma famosa revista de banda-desenhada fundada na Amadora em 1936.


Hoje vamos aprender muita, muita coisa sobre a nossa cidade.

Beijinhos a todas e bom fim de semana.

Céu



Comentários