Então é assim que começa...




Queridas Senhoras,

não posso deixar de partilhar convosco o episódio desta manhã com o João. Foi pouco mais do que uma simples frase mas que me fez parar, olhar para ele e pensar “o quê? mas já começou?”.

Passo a explicar: estava eu a vestir o João, como é habitual e com a roupa normal que ele usa nos dias em que não tem ginástica - calças de ganga, camisola, meias, tudo pescado mais ou menos ao calhas do armário. Já vestido, ele começa a olhar-se de alto a baixo, para as calças, para as meias às riscas e atira isto:

“Assim não tenho nada para mostrar aos meus amigos.”

Primeiro não percebi bem. “O quê, filho?”. Até que ele diz que tem de levar “pelo menos as meias do Faísca.” Para ter o que mostrar aos coleguinhas da escola. E aí percebi tudo. E derreti-me com a honestidade e ingenuidade dele. Não podia ser mais simples: ele quer ter o que mostrar aos amigos para ser sentir valorizado e apreciado.

Lembrei-me como ele, do pouco que conta da escola, já tinha falado algumas vezes da forma como os meninos gostam de mostrar uns aos outros as coisas que trazem do Homem Aranha, do Super Homem, dos Gormits e do resto da malta. Eu ainda lhe disse que a camisola tinha números, que fixe, mas ele não foi na conversa. Números não contam.

A um mês de fazer 4 anos, o meu rapazinho já se preocupa com o que pensam os seus pares. Mas o que é que eles fazem, minhas Senhoras?! Será que os rapazes se juntam a um canto a mostrar os ténis do Spiderman e as meninas no canto oposto a ver quem tem mais Kittys? Será que o bullying aqui é gozar com quem vem para a escola sem nenhum sinal exterior de bonecada?

Então é assim que tudo começa. Os rituais de grupo e integração, a socialização e a aceitação por parte dos seus iguais. Parece que já estou a vê-los no Liceu, os “fixes” de um lado, os “totós” do outro. Será que ainda é assim? Ainda será assim quando eles forem crescidos?

Não sei como vai ser. Mas sei que já começou. Hoje pelas 08h30.


Beijinhos a todas,

Céu

Comentários

  1. Céu,
    tenho um exemplar desse tipo cá em casa mas também tenho um que é o oposto.
    O jovem Gonçalo quer sempre levar as inevitáveis meias do Faísca,as cuecas do Batman ou do Star Wars,estas porque garantidamente nenhum dos outros meninos tem - O Star Wars é coisa de meninos mais crescidos,ninguém conhece muito bem e ele sente-se único!
    Uma das alturas preferidas para mostrar a bonecada é obviamente nas idas à casa de banho,cuecas lisas não são cool,ok? e meias lisas também não são cool!!

    O Francisco não liga nenhuma ao que veste,o simples acto de vestir-se é uma seca,como ele diz! O ideal seria passar o tempo em pijama ou em cuecas,sem bonecos,com bonecos what ever...

    Eles deviam trazer um manual de instruções :)

    bjs











    ResponderEliminar
  2. Nós metemo-nos em casa uma! As cuecas do Francisco são encomendadas online, vêm do 'estrangeiro', tudo porque eu andei tanto tempo a falar-lhe em cuecas do Mickey (durante a aventura da retirada das fraldas) que ele agora não quer outra coisa - e, sim, há cá cuecas do Mickey, no Continente há-as aos molhos, mas só encontrei um pacotinho que lhe servisse, em muitos meses de tentativas.

    Ia eu dizer que era a única mania mas ontem, por acaso, quis vestir um casaco diferente daquele que eu lhe apresentei...

    Mau!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: