Até que idade pensas ser bebé?

10270319_823372997690434_1570060388572904808_n

Queridas Senhoras

diz-se que o primeiro filho é super protegido e rodeado de cuidados em comparação com os seguintes. Mas não é o filho mais novo que vê a sua “bebezice” prolongada para lá do normal?

O João faz hoje 5 anos e a verdade é que é bastante “bebezola”. É certo que há dois anos nasceu o primo Gusta o que pode ter contribuído para algum “abebezamento” (não há limite para as palavras destas que eu consigo inventar) mas o próprio João gosta de “abebezar-se” e nós, a família, alternamos entre dizer que ele já é muito crescido e não tem idade para “bebezolices” (sim, esqueçam…) e tratá-lo como se facto ainda fosse um “bebezolino” muito bochechudo (ele tem as bochechas fofas de bebé apesar de ser um trinca-espinhas).

Ontem à tarde fomos para o parque, só eu e ele. Ainda pensei em levá-lo a uma sessão do IndieJúnior mas depois pensei que se lixe, o que me apetece mesmo é vê-lo brincar ao sol. Muito sol e muita brincadeira, a tarde inteira. E assim foi. Brincámos ao sol, fartámo-nos de fazer “mimas”, estivemos a rever a lista de convidados para a festa de sábado. Escrevi os nomes e depois li-lhos. Era uma lista exaustiva de amigos e família, quase 40 nomes. Mas o João reparou que faltava o “tio Tó e a Nice” e perguntou se eu podia convidá-los. Lembrou-se também do outro tio, que emigrou para Paris, e disse que “daqui a muito tempo” podemos convidar também o tio Elísio.

À volta, vinha ele já cansado, pediu colo. “Ok filho mas é a última vez que vais ao colo, amanhã já tens 5 anos.” Depois perguntei “Achas que os meninos podem andar ao colo até que idade?” Ele reflectiu um pouco e disse: “Até aos 5. Não, não!, até aos 6.” À cautela resolveu dar folga de mais um ano. Porque isto de ir ao colo da mamã é bom demais para largar assim de um ano para o outro.

Quando estamos quase a chegar a casa, vira-se, assim do nada, como tantas vezes acontece, e pergunta:

“A avó tola [avó Laura, já falecida] é um anjinho, um fantasma ou um zombie?”

 

Beijinhos a todas e bom fim-de-semana!

Céu


Comentários

  1. Querida Céu, muitos parabéns ao João, que ainda ontem estava na tua barriguinha... Eles sabem bem que vão perder coisas insubstituíveis com o crescimento, não me lembro de termos esta noção, no nosso tempo. O Francisco também diz que não quer ser crescido porque depois não lhe damos colo, quer ser só médio (como já não gosta que lhe chamem pequenino, decidiu ser médio).
    E estas cabeças, que maravilha! Como ele deve ter estado em luta com a ideia de avó Laura não estar na lista durante todo o tempo que conversaram sobre o assunto, mas a conter-se, até que, quando os pensamentos já são grandes demais, saem cá para forma (quase sempre de forma inusitada).
    É tão bonito que o teu filho fale na avó.
    Beijinhos grandes a todos!
    Marta

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: