Eu também já fui ao Mercado da Ribeira!

DSC_0898

Queridas Senhoras,

ontem, depois de levar a Alice a uma festa de anos, dei por mim com tempo para gastar e resolvi ir espreitar o novo e tão falado Mercado da Ribeira.

Isto às vezes é “em casa de ferreiro espeto de pau” (por exemplo, ainda não fui ao Mercado de Campo de Ourique desde que reabriu há mais de 6 meses em versão tasquinhas); por dever profissional, deveria saber do que ando a falar por isso sempre que possível, e naturalmente também por gosto pessoal, não descanso enquanto não for avaliar com os meus próprios olhos.

Levava na ideia algumas críticas que têm corrido como o facto de estar muito cheio, o espaço ser um bocado atravancado, fazer lembrar as praças de restauração dos centros comerciais, etc.

Em relação à comparação com estes últimos: o Mercado da Ribeira é um edifício histórico do coração da cidade, reabilitado para o lazer e para a fruição. Os centros comerciais são, em regra, estruturas imensas situadas nas periferias, servidas por redes infernais de estradas e viadutos. Como é possível comparar?!

Ao Mercado da Ribeira chega-se a pé, de eléctrico, de autocarro, de metro, de comboio e até de barco! Os acessos são fantásticos, a escala é humana e não automóvel. Verdadeiramente, o que mais me incomoda nos centros comerciais é o facto de estarem tão desenhados para o automóvel ou para a pessoa acoplada ao seu automóvel, como se fossem um só (este não é o assunto do post mas a “cultura automóvel” dominante faz-me muita comichão…).

Portanto, a escala humana, próxima, citadina, acessível, é o que me agrada em primeiro lugar. Depois, agrada-me a enorme esplanada voltada para um jardim cuidado, onde não falta um parque infantil. Perfeito para famílias, por exemplo para um domingo de manhã, podendo os pais desfrutar de um brunch na esplanada (não é só a malta sem filhos que tem direito a estes mimos, ok?), enquanto os miúdos brincam no parque.

Lá dentro, claro que é um pouco difícil circular e não aconselharia ninguém a tentar percorrer os corredores das tasquinhas com um carrinho de bebé. Pelo menos não nesta fase inicial de enorme afluência.

Quando aos comes e bebes, se o formato até pode ser aproximado ao dos centros comerciais, o conteúdo é bem diverso. Em vez das vitaminas e sumos cediços supostamente saudáveis, das sandes anémicas cheias de molhos gordurosos, das pizzas e do sushi manhoso, o que temos é um autêntico festival gastronómico!

Provar só provei um croquete de alheira de caça e grelos da Croqueteria que marchou com a bela da imperial. Esta Croqueteria beneficia do facto de estar retirada do quadrado central, meio escondida, pelo que fui atendida com toda a simpatia e atenção e desfrutei de um confortável lugar ao balcão enquanto deglutia o meu croquete ainda quente. Hmmm….

No topo reservado aos chefes, pelo menos dois deles estavam lá a cozinhar em pessoa – Vitor Claro e Alexandre Silva – e o ambiente era francamente de festa. Vários empregados solícitos (e bem parecidos, há que dizê-lo) explicavam pacientemente a um público ávido de informação e petiscos, cada uma das propostas do dia. A frequência pareceu-me variada, havia pessoas dos 8 aos 80 (8 meses, bem entendido), gente de todo o tipo (antes tinha estado na LXFactory onde, apesar de gostar do local, espanta-me sempre um pouco o facto de a frequência ser tão uniforme, ou seja, gente cool, muito ligada à cultura urbana).

Como disse, não tenho termo de comparação. Ainda não visitei sequer o Mercado de Campo de Ourique e muito menos os mercados que pela Europa fora, segundo ouço dizer, há muito que seguiram este caminho (que bem ficaria aqui dizer que sim, que já frequentei sítios deste género em Madrid, Amesterdão ou Berlim!…) mas parece-me que o novo Mercado da Ribeira já está a ganhar aos pontos.

 

Beijinhos a todas, boa semana

 

Céu

Comentários