Costa do Malabar

hindu

Queridas Senhoras,

gostaria muito de vos apresentar um roteiro gastronómico da Lisboa multicultural, falando num estilo conhecedor e familiar dos restaurantes indianos, paquistaneses, coreanos, das sopas vietnamitas, das tascas japonesas. Infelizmente, não sou frequentadora habitual. Como sabem, vou experimentando uma coisa aqui e ali, quando o rei faz anos.

Pois bem, a incursão de hoje nas cozinhas do mundo levou-me ao Costa do Malabar. Inaugurado há uns meses na zona da Alameda (Rua Rosa Damasceno), causou sensação por causa deste slogan: “o primeiro restaurante em Lisboa com cozinha do Sul da Índia.” Crítica favorável na Time Out, dificuldade em arranjar mesa, o sururu habitual. E depois, pelos vistos, as ânsias acalmaram, como de costume (ou transferiram-se para the next big thing).

Encontrei uma sala bastante tranquila, sem nenhuma da azáfama típica dos restaurantes lisboetas à hora de almoço. Paredes com azulejos e um grande quadro de um templo indiano (pareceu-me) resumem o essencial da decoração.

Entra um cliente, um americano que vive no bairro, percebo depois, que olhando a TV começa quase de imediato a tecer considerações sobre a vitória de Trump. Não tem grande saída mas aproveita para dar as boas-vindas ao novo restaurante do bairro.

Noutra mesa, um grupo com ar entendido e viajado está visivelmente deliciado com cada um dos pratos pedidos, regozijando-se pelas escolhas e tentando adivinhar ingredientes. Uma das senhoras do grupo interpela o proprietário sobre as suas origens e religião (hindu de Kerala) e disserta sobre as suas “mais de 20 viagens à Índia”.

Sem tempo para estudar a extensa lista, peço conselho sobre um prato vegetariano e decido-me pelo caril de beringela. Com arroz de açafrão e o indispensável pão naan. Aguardo cerca de dez minutos pela comida que vem com execelente apresentação e em quantidades generosas. O prato custa cerca de 5.90€ mas o arroz é à parte. O total da conta fica acima do que considero razoável gastar ao almoço mas perfeitamente adequado à oferta e ao serviço (12.50€).

O Costa do Malabar merece claramente uma visita demorada, com mais tempo para estudar a ementa. E escutar as conversas dos clientes.

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários

  1. Paula Silv16/11/16, 12:18

    Olha aqui uma sugestão para os nossos jantares, quando o rei faz anos..

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: