Sim oh sopas

sopa

Queridas Senhoras,

não há como uma sopa para consolar o estômago. É a verdadeira e autêntica comida de conforto. A sopa é um porto de abrigo quando chegamos exaustos e não apetece fazer nada. Uma sopa não se nega a ninguém e se estamos em baixo e alguém sugere “come ao menos uma sopinha”, aceitamos de bom grado. Muitas vezes declaramos “ai, só quero uma sopinha” ainda que seja um eufemismo para “arranja-também-um-pãozinho-um-queijinho-umas-azeitoninhas-e-aquele-paiozinho-se-tiveres-um-copinho-de-vinho-e-não-preciso-de-mais-nada”. É só mesmo a sopinha.

Tudo começa na tigela, redonda, funda, acolhedora, a sugerir um abraço fumegante. Prolonga-se na colher lisa e macia, sem arestas, a fazer festas na língua. O caldo e os restantes ingredientes adaptam-se com facilidade ao formato e regalam-nos em cada colherada.

Gosto de todas as sopas portuguesas, da canja ao caldo verde, do mais básico creme de legumes à valente sopa do cozido. Espinafres e grão, feijão verde, branco, encarnado, brócolos, todas as couves, acelgas e mariquices dessas. Nomeiem uma sopa que não seja boa! Sopa de peixe, sopa da pedra, as sopas dos restaurantes vegetarianos que levam sempre aipo. Ou lá o que é.

Mas hoje queria fazer o elogio daquelas sopas orientais que estão na moda, o ramen e o pho. Vêm em grandes tigelas aconchegantes onde cabe o caldo aromático, a massa, os vegetais, as ervas e ainda a carne, para quem preferir esta versão. Este género de sopa constitui uma refeição completa, como aliás acontece com algumas sopas portuguesas carregadinhas de nutrientes. Dispensa inclusive a bebida por causa do caldo.

Experimentei hoje uma sopa destas no novíssimo Happy Noodles (Av. 5 de Outubro, 279, em frente à antiga Feira Popular, Entrecampos) e voltei a maravilhar-me com este achado que é colocar uma refeição inteira numa malga de sopa. Massa, legumes bons de trincar, meio ovo cozido, um caldo quente e aromático, aquele calorzinho que se espalha de imediato pelo peito enquanto as mãos afagam a tigela e aquecem também.

E então? Vai uma sopinha?

 

Onde comer as sopas orientais da moda:

 Happy Noodles

Kokoro Ramen Bar

Koppu - Ramen Concept Food

Pho-Pu

Ramen Break

 

Beijinhos a todas,

Céu

 

 

 

Comentários